[Resenha] Amanhã - O Silêncio da Noite, de John Marsden

13 outubro 2014
Postado por Livy


O Silêncio da Noite
John Marsden
Livro cedido pela editora
Série: Amanhã, vol. 2
ISBN: 9788576762515
Ano: 2009
Páginas: 236
Editora: Fundamento
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Com quem você pode contar quando o inferno é o único lugar seguro do planeta? O inimigo está ganhando cada vez mais poder, e sua crueldade aumenta a cada minuto. Os colonizadores começam a ocupar a cidade, e Ellie e seus amigos precisam agir rápido se quiserem resistir à invasão. Eles encontram possíveis aliados, os Heróis do Harvey, que prometem segurança e ataques aos soldados inimigos. Uma trama surpreendente se revela. A batalha fica mais intensa, e muitas traições se colocam no caminho de Ellie e seu grupo. Agora, eles têm certeza de que a vida mudou para sempre... e precisam fazer de tudo para sobreviver neste mundo impiedoso.

O Silêncio da Noite é o segundo volume da série Amanhã, do autor John Marsden. Segundo livro de uma série de sete. Claro, que ultimamente estou tentando fugir de séries com um grande número de volumes, mas a série Amanhã é tão boa que é impossível resistir a tentação de ler todos os livros. Eu já havia gostado muito da leitura do primeiro volume, Quando A Guerra Começou (veja a resenha). Eu adorei o clima de tensão, as lutas, os problemas e dilemas que os jovens enfrentam, e como eles enfrentam todos os desafios e diversidades. 

Eu sempre tenho medo de continuações, quando gostei muito do primeiro livro. Sempre fico com medo de a história enveredar por caminhos dos quais não há volta para salvar a trama. O legal é que nesse segundo volume, John Marsden não perdeu o ritmo, pelo contrário. Manteve o ótimo clima de tensão e conflito, e ainda por cima conseguiu criar novas situações, onde a história segue num crescendo eletrizante.

Neste segundo livro da série continuamos vivenciando a luta pela sobrevivência de Ellie, Corrie, Kevin, Homer, Fi e Lee. Eles ainda lutam pela liberdade, para se manterem vivos, e por uma saída deste verdadeiro inferno. Com algumas desavenças e problemas, o grupo agora encontra-se com os laços estremecidos e frágeis, e o ânimo esta diminuído. Ellie e todos os outros estão quase sem energia ou ânimo algum. Além disso, depois de que algumas verdades e nuances da personalidade dos amigos vieram à tona no diário de Ellie, todos estão se estranhando um pouco.

Ellie continua sendo nossa narradora, através dos registros em seu diário. Gosto da perspectiva e o modo observador com que a jovem enxerga as coisas e vê seus amigos. Além do modo como tem consciência de si mesma, de seus defeitos, seus erros e qualidades. É claro, ela não é perfeita, longe disto, e algumas vezes foi ou é um pouquinho irritante. Mas, na verdade, todos os outros também têm seus defeitos e qualidades. Então é muito fácil se apegar aos jovens e todo o drama que estão vivendo. Pois parecem muito reais e verdadeiros. Eu gosto de cada um deles de uma forma, assim como cada um tem uma qualidade que me atrai, e que cria na trama algo especial, que é a empatia. Um dos detalhes mais importantes quando lemos um livro onde o drama e a aventura são tão explorados com na série Amanhã.

Gostei do clima de tensão que o autor criou para este livro, em muitos pontos a narrativa e os acontecimentos, assim como os personagens, estão mais maduros. As cenas de aventura e drama estão ótimas neste livro, apesar de O Silêncio da Noite ter um ritmo um tanto mais lento que o primeiro. Uma das coisas que  eu senti falta é das grandes cenas de conflito que há no primeiro livro, que me deixaram de olhos vidrados e coração na mão no primeiro. Não que este segundo volume não tenha, mas é em ritmo mais lento e com acontecimentos mais espaçados. Há mais momentos de reflexão e de emoção, assim como de lembranças e conflitos internos.

Em contrapartida, um ponto forte da narrativa é que há muito mais sangue e violência. Há cenas que me deixaram com os pelos da nuca arrepiados. Outro ponto que percebi, é que o autor quis mostrar como a trama amadureceu, assim como os personagens. Eles enfrentam problemas muito mais assustadores, e em determinado ponto, percebem que suas vidas realmente nunca mais serão como antes. Ter coragem e esperança é algo tão difícil e distante que é fácil se sentir oprimido, triste, cansado. Este é um dos pontos mais fortes do livro. Vemos que realmente não há esperança, não há uma grande vitória, não há escapatória. O medo e a tristeza permeiam todo o livro. 

E lendo estes dois livros da série uma coisa que me vinha a mente é como estes livros são recheados de elementos que vão envolver e encantar os jovens, mas que não é exatamente um livro para crianças. Há várias cenas fortes, e isso é óbvio já que há a guerra e sobrevivência como temas principais.

Eu, particularmente, gostei muito deste livro. Tanto quanto gostei do primeiro. É uma leitura de arrancar os cabelos, de deixar os nervos à flor da pele. Verdadeiramente angustiante. Esta é uma série que recomendo, sem dúvida alguma, para todos que adoram livros de aventura, com um pouco de drama. Ainda de quebra, com uma guerra se desenrolando, e uma luta não só pela sobrevivência, mas pela esperança, pelas famílias e lembranças da cidade, e pelo amanhã. Será que haverá uma esperança? A resposta está no amanhã. Aguardo ansiosa pela leitura do próximo volume da série.


Comentários via Facebook

7 Comentários:

  1. Livy não conhecia o livro e vi apenas no final que era uma continuação heheh fiquei meio que boiando! mesmo assim achei a premissa interessante, e a capa é lindíssima!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi Livy tudo bom?
    Eu li o primeiro livro dessa série mês passado, e achei FUCKING AMAZING, adorei como a continuação vai, preciso ler logo.
    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que já vi a capa desse livro em algum lugar mas nunca me interessei. Nem sabia que era o segundo de uma série. Não imaginava que seria um livro tão eletrizante assim.
    No momento estou fugindo de séries grandes. Mas vou deixar anotado para quando estiver procurando um livro bem cheio de ação e aventura.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ja tem quase dois anos que tenho uma vontade imensa de começar a ler a série mas procrastino, não encontro o primeiro por menos de 30 reais e a série ser grande é outro fator. Quanto a esse segundo volume, fico feliz em saber que voce gostou, espero gostar tbm quando ler :).
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Livy. Parece ser um ótimo livro e a história me chamou bastante a atenção. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que como você, também tenho tentado fugir de séries com grandes volumes, mas isso é quase impossível, sempre acaba vindo uma série que todos só elogiam etc e você já quer matar a curiosidade, e essa série eu não li nenhum livro, mas só por você falar que esta série em especial é muito boa e indicá-la para quem gosta de livros de Aventura, já me chama a atenção, porque gosto bastante de livros desse gênero. Lembro que cheguei a ler a resenha do primeiro livro e desde então já quero lê-los.
    Que bom que você gostou desse segundo volume tanto quanto o primeiro, me deixa com bastante expectativas, adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Livy, eu li o priemiro livro sem esperar muito e foi uma supresa incrível..E agora venda sua resenha sobre a continuação, deu pra perceber que esse é melhor ou se equipara ao anterior... Já estou doida pra ler...Mesmo sabendo que vai me deixr com os nervos à flor da pele, como vc falou.srsr
    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por