[Resenha] Inimigo Sombrio, de Cate Tiernan

20 novembro 2014
Postado por Livy

Livro cedido pela editora
ISBN: 9788501092670
Série: Amada Imortal, vol. 3
Categoria: Romance Sobrenatural
Ano: 2014
Páginas: 322
Editora: Galera Record
Classificação:  ♥♥♥♥♥
() Favoritado!
Nastasya está de volta a Rivers Edge, ainda se recuperando dos eventos traumáticos de Cair das Trevas. E, quem sabe, de um entendimento com Reyn, o gato escandinavo que fez parte da horda que destruiu o castelo de seu clã e matou toda a sua família. Só que quando representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, e os irmãos de River chegam ao retiro, ela descobre que há coisas muito mais graves em curso.

Inimigo Sombrio é o terceiro e último volume da trilogia Amada Imortal, da autora Cate Tiernan. Uma série que, quando comecei a ler, não esperava nada, mas que me conquistou e vai deixar saudades. Inimigo Sombrio foi aquele livro que me deixou tão feliz e ao mesmo tempo tão triste por uma série que tanto gosto chegar ao fim. 

~ Sem Spoilers ~

Nastasya viveu grandes dificuldades e emoções nos livros anteriores. Enfrentou poderes das trevas, inimigos, enfrentou seus medos, suas dores, seus estigmas. Mas sua jornada para se tornar uma imortal melhor e ter um pouco de paz ainda não terminou. A verdade é que, vivendo a 450 anos ela já vivenciou tanta coisa, e fez tantas más escolhas, que não acha que merece redenção, amor, ou qualquer demonstração de afeto. Mas em Rivers Edge isso não é possível. River, dona da casa que acolhe imortais que buscam evolução e conhecimento, não deixa Nas desamparada, e a ama demais para deixar de acreditar em seu potencial e sua transformação.

Mas para Nas não parece ser tão fácil quanto River e outros imortais que moram na casa fazem parecer. Ela é, segundo ela mesma, um fracasso imaturo e constrangedor + tem uma história familiar trágica + um poder potencialmente grande = Nastasya. Além de ter que lidar com seu passado obscuro junto a Incy, que antes era seu melhor amigo, e depois se tornou um perigo ambulante; Nas tem que lidar com um passado distante de dor e perda de sua família diante de seus olhos. Também tem que lidar com anos e anos de diversas vidas e perdas, dores e sofrimento, boemia e erros. Ela viu e viveu muito, mas ainda não aprendeu tudo. Na verdade ela não tem se esforçado muito para aprender algo de útil e positivo, vivendo das alegrias proporcionadas ao longo do tempo.

E não para por aí, este passado obscuro também envolve Reyn, um "deus" nórdico lindo (suspira), que esquenta o sangue de Nas (no bom e no mal sentido). A relação dos dois é meio estranha, afinal ela não entende o que eles têm exatamente, e a verdade é que tem medo de descobrir. Nas não quer se abrir e se envolver sentimentalmente com ninguém. Depois de centenas de anos vivendo tantas vidas, ela aprendeu que quando se envolve e se apega emocionalmente a algo ou alguém a tendência é o sofrimento e dor. Algo que ela não quer de jeito nenhum! Ela faz de tudo para afastar qualquer sentimento de amor e carinho que nutrem por ela e acha que não merece nada disso. Mas calma, ela ainda vai aprender. Apesar de todas as dificuldades, e da vontade de sair correndo, Nas vai continuar se esforçando para pelo menos tentar crescer e ser melhor.

Eu não quero falar muito da história, porque neste terceiro livro há a continuação direta dos acontecimentos dos livros anteriores, e não sou eu que vou estragar as surpresas que a leitura pode te proporcionar. Mas se tem algo que posso te dizer é que eu adoro esta trilogia. Se tem uma série YA sobrenatural que eu amei, é esta aqui. Primeiramente pelo modo como a autora introduziu o lado sobrenatural na trama. Ficou tão natural e foi tão bem desenvolvido que proporciona uma ótima história. Aqui você não vai encontrar uma história de vampiros, lobisomens ou anjos... a história destes imortais é tão intensa e interessante que foge deste padrão e isto já é um imenso ponto a favor.

Vamos dizer que Cate Tiernan desenvolveu um mundo totalmente seu, com uma mitologia diferente, uma visão diferente, e seres diferente: os imortais (que não são vampiros, apenas seres humanos que vivem muito mais que o normal e tem poderes sobrenaturais). Eu adorei toda a trama que ela criou, o modo como ela mescla o passado de cada personagem com seu presente, e entrelaça suas vidas. Acho fantástico a carga emocional e dramática de cada história pessoal, principalmente as de River, Nas e Reyn. Ao longo dos três livros a autora conseguiu construir suas personalidades, vivências e histórias de vida de uma forma incrível, que os torna muito reais e interessantes. A história da trilogia e dos personagens em si é muito boa, e é apaixonante em cada detalhe. Um dos pontos que mais adoro na trama são os vislumbres de acontecimentos do passado, em sua maioria de Nas.

Outro ponto bacana da série é a narrativa em primeira pessoa por Nas. Nos momentos certos sentimos seus dramas, dúvidas e dores do passado, assim como a alegria por pequenas vitórias. Na maior parte do tempo ela é tão irreverente e despojada, que a narrativa flui de forma muito gostosa. Nas é o tipo de anti-herói, personagem imperfeita, que cativa, diverte e emociona. E em Inimigo Sombrio ela continuou me proporcionando tudo isso. Uma das melhores narrativas em primeira pessoa que já li.

Legal também é que a autora consegue introduzir no começo do livro, de forma muito natural, tudo o que aconteceu no livro anterior. Isto foi um super ponto positivo, pois eu li o segundo livro da série no ano passado, e quando iniciei a leitura de Inimigo Sombrio fiquei com medo de ter esquecido algum detalhe ou me perder com nomes, etc. Mas isso não acontece. Cate consegue introduzir todos os elementos do livro anterior, esclarecendo dúvidas e chamando à memória os principais acontecimentos dos outros livros. Adorei!

E eu tenho que deixar minha afirmação aqui de que shippo totalmente Reyn e Nas. Como amo eles. A química deles é tão grande, que eu ainda estou para lembrar um casal que me envolveu tanto como eles em um livro do gênero. E não só isso, achei bacana o crescimento deles. Nas pode até relutar, mas vai amadurecendo e aprendendo aos poucos, desabrochando a cada dia. Ela ainda tem um longo caminho a percorrer, mas me cativou completamente.

E meu apego emocional com os personagens é tão grande que fica difícil me despedir da série. Amei cada detalhe da história, e amei o modo como a autora desenvolveu sua trama e os personagens. Apesar de um acontecimento um pouco corrido no final, Inimigo Sombrio fechou com chave de ouro a série. Cate conduziu tudo de forma que não fique nenhuma ponta solta, nenhuma dúvida ou pergunta sem resposta. Apenas a certeza de ter lido uma ótima série.

Esta série tem um clima sombrio que eu adoro, tem romance, aventura, cenas fantásticas (tanto históricas quanto atuais), drama, recomeços, reflexões, personagens marcantes e cativantes e uma narrativa irreverente e deliciosa. Quando terminei de ler Inimigo Sombrio, literalmente suspirei de satisfação. Vou ficar com muita saudade!


Comentários via Facebook

4 Comentários:

  1. Oi Livy.
    Nada como um livro bem construído pra encerra uma série não é?!
    E com certeza o fato da autora reavivar a memória do leitor trazendo fatos do primeiro livro, contribuí para um desfecho bem amarrado.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Realmente, trazer fatos do primeiro livro é algo bem legal, parabéns pela resenha.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláa,não li nenhum livro da série ainda, mas sua resenha me deixou muito curiosa. E devo concordar que uma história com drama, mistério, romance, aventura, cenas sombrias me deixam muuuuuito curiosa!

    beeijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. esta série está muito boa, quero ler o volume 3.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por