Conheça o Graphic Msp

08 novembro 2014
Postado por Livy



Quem me conhece há um bom tempo sabe que eu sou fã e admiradora eterna do trabalho do Mauricio de Sousa. Cresci lendo seus quadrinhos, e aprendi a ganhar o gosto por leitura com suas histórias. Antes mesmo de aprender a ler eu já folheava, ávida, seus gibis. Então, além de fazer parte da minha história, da minha vida, me acompanhou por anos e anos e ainda acompanha até hoje. Ainda leio as tão divertidas histórias da Turma da Mônica e seus amigos. 

E com o amadurecimento de seus leitores, ao longo dos anos, Mauricio trouxe novas ideias e propostas, bem bacanas em sua diversidade, além de dar oportunidade de gente muito talentosa mostrar seu trabalho. Além do caso da Turma da Mônica Jovem, onde nossos amigos já estão adolescentes e vivendo aventuras mais maduras, agora temos os primorosos trabalhos vistos nas edições do Graphic MSP, e vim compartilhar com vocês um pouquinho deste belo trabalho.

Conheça este projeto:

Graphic MSP surgiu de um projeto que teve início em 2009, o livro MSP 50, que surgiu para comemorar os cinquenta anos de carreira de Mauricio de Sousa. Nele há a representação dos personagens de Mauricio por 50 talentosos artistas brasileiros. Com o sucesso, vieram depois mais dois livros: o MSP + 50 (de 2010) e MSP Novos 50 (de 2011).

Agora o Graphic MSP alcança novos horizontes, e é o mais novo projeto da Mauricio de Sousa Produções, onde podemos conferir histórias dos personagens já conhecidos feitas também por artistas brasileiros, que apresentam nova roupagem e visão para eles, com estilos diferentes do já conhecido pelo público. O nome vem do termo Graphic Novel, e trará HQ's primorosas que apresentarão uma história completa em 72 páginas, em formato 19 x 27,5 em capa dura e brochura

Títulos já lançados 

2012 ~ 2013 
Astronauta - Magnetar, por Danilo Beyruth e Cris Peter
Turma da Mônica - Laços, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Chico Bento - Pavor Espaciar, por Gustavo Duarte
Piteco - Ingá, por Shiko

2014
Bidu - Caminhos, por Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho

Próximos títulos anunciados

Papa-Capim, por Marcela Godoy e Renato Guedes
Turma da Mata, por Roger Cruz, Davi Calil e Artur Fujita
Penadinho, por Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Astronauta - Singularidade, por Danilo Beyruth e Cris Peter
Turma da Mônica 2, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Louco, por Rogério Coelho

Por dentro do Graphic Msp:

Eu, como fã, não poderia deixar de adquirir estas obras. Para mim, são algo muito especial, e guardo com carinho. Até o momento comprei o Bidu - Caminhos, Piteco - Ingá e Turma da Mônica - Laços. Dois em brochura e um em capa dura. E olha gente, vale a pena ter todos na coleção, viu!? Eu ainda pretendo comprar os outros, claro, mas não aguentei e tive que vir compartilhar com vocês o quanto este trabalho do Graphic MSP está maravilhoso. E o melhor, novas ideias estão surgindo e poderemos conferir muitos novos quadrinhos sendo publicados pelo projeto em breve. 


Bidu - Caminhos foi realizado pelo trabalho conjunto de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho. Uma das características do quadrinho são os padrões de cores para demonstrar sentimentos e sensações, e as onomatopeias, pois os diálogos são quase inexistentes. Todos estes efeitos são para que a história se conduza de forma natural, sem que precise de diálogos para entendê-la, apenas das cores, expressões e sentimentos contidos em cada quadrinho.


Em Bidu - Caminhos conferimos a trajetória de Bidu por entre as ruas, como um cãozinho abandonado, até chegar ao encontro do seu futuro melhor amigo Franjinha. Até que eles se encontrem ele vive muitas dificuldades e aprende algumas lições. Eu particularmente gostei muito deste quadrinho, apesar de não ter me emocionado tanto quanto esperava. O que me fez me apaixonar por ele foram os traços e cores utilizadas pelos artistas, e a sensibilidade e sutileza dos acontecimentos. 


Legal é que no final da edição você pode conhecer como surgiram os personagens centrais da história, como foi o desenvolvimento deles ao longo do tempo e também conhecer mais sobre o processo criativo dos artistas, e como eles chegaram ao resultado final da história e artes. Outro detalhe bacana é que na última página tem uma pequena biografia sobre os artistas para que você possa conhecer mais sobre eles e seus trabalhos.


Turma da Mônica - Laços é meu novo xodó ♥ Aqueceu meu coraçãozinho ler esta história. Sabe aquele HQ que você lê, se encanta com os traços e cores, e ainda por cima se apaixona pela história? Pois é!


Aqui conferimos o trabalho dos irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi que trouxeram uma roupagem tão legal para a turminha, além de utilizarem cores mais pasteis e suaves, que eu adorei. Dá aquela sensação boa de ter algo especial nas mãos. E a história em si é a coisa mais linda. Eu me emocionei toda lendo! O legal é que realmente vemos os laços que unem nossos amigos CascãoCebolinhaMagali e Mônica. Mostra a importância da amizade e da coragem, e que se pode ir muito além quando se tem pessoas que confiam na gente de verdade. 


Nem preciso dizer que os extras são puro amor, não é mesmo!? 


Agora, se tem algo que me deixou impressionada (no sentido bom) foi Piteco - Ingá, do Shiko. Cara, que HQ de qualidade. Nada fica devendo para quadrinhos internacionais, e mostra que o talento não tem barreiras, nacionalidades ou preconceitos. Tanto que uma das coisas mais bacanas neste HQ é que o Shiko mesclou a cultura do Piteco com a cultura nacional.


A pedra do Ingá realmente existe e está localizada na Paraíba. A formação rochosa em gnaisse cobre uma área de cerca de 250 m². Nela há inúmeras inscrições cujos significados ainda são desconhecidos, onde estão entalhadas figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion.


Shiko usou deste elemento para criar sua história, e posso dizer que acertou em cheio. Além de valorizar a cultura nacional, e nos trazer informação (pois eu não sabia que existia esta pedra do Ingá, e adorei saber mais sobre), traz uma história madura e muito bem trabalhada. Eu adorei os traços bem definidos e caprichados, e fiquei pasma, pois foi tudo pintado à mão. Primoroso em todos os detalhes. Não só fiquei satisfeita com o belo trabalho, a história muito bem desenvolvida e cheia de aventura, mas também com um desfecho que me deixou embevecida. Nota mil para está edição (que eu comprei em capa dura), e ainda mais pela qualidade da arte que está divina. De verdade, estou encantada.

E vou, com certeza, continuar prestigiando este projeto magnifico, pois cada HQ publicada é um obra de arte que merece ser apreciada. Para você que cresceu lendo os gibis da Turma da Mônica e é fã; ou para você que está começando a conhecer este mundo do Mauricio de Sousa agora; ou até mesmo para você que adora um quadrinho de ótima qualidade, vale a pena conferir as edições do Graphic MSP. E aguardem que ainda vou falar bastante deste projeto! =)

Comentários via Facebook

14 Comentários:

  1. Oi, Livy!
    Sempre fui fã da Turma da Mônica e do Chico Bento.
    Quando vi a hq do Chico Bento fiquei empolgadíssimo.
    Os títulos já lançados estão realmente muito bonitos!
    Boa dica!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente tenho que dizer que adorei a sua postagem falando de histórias em quadrinhos, porque eu também gostava bastante quando era pequena. A maioria que eu lia era da Turma da Mônica, embora eu ainda não era uma leitora fanática. Eu gostava assim de comprar aos finais de semana quando meu pai ia na banca comprar jornal (risos) Só que hoje em dia eu deixei um pouco de lado e meio que troquei pelos livros que agora são minha maior paixão.
    Mas as vezes dá saudade.
    Pela sua postagem e pelas fotos eu percebi o amor que vc tem por eles e isso é muito legal. Parabéns. Adorei mesmo tudo que vc colocou =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nosso, eu acho esse projeto realmente muito interessante. Quero todos, certeza.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o projeto ainda. Amei as fotos que você mostrou. É para qualquer fã babar. Quem não gostaria de ter na estante? Fiquei com muita vontade de comprar o do Piteco - Ingá.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o projeto, mas adorei. Simplesmente encantador e o trabalho parece ser muito primoroso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  6. Uau!!! Me lembrei da minha infância...
    Meu primo sempre me dava gibis da turma da Mônica quando ia na casa dele...
    E me lembrei tbem de quando a irma de uma amiga fez assinatura para receber em casa..... eu ia na casa dela só pra ficar lendo os gibis....kkkk... bons tempos..
    Não conhecia esse projeto ainda mas achei bem legal..Trabalho muito bem feito e encantador..

    ResponderExcluir
  7. Oie Livy
    Gente, minha infância foi lendo A turma da Mônica, então imagina o amor imenso por essas HQs. Desde a bienal de 2013 sou louca para comprar Turma da Mônica - Laços. Chorei porque não consegui pegar autógrafo com o autor, mas ano que vem ele não me escapa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Ai que lindos! Não conhecia o projeto e achei o máximo. Ótimo para dar de presente.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  9. Livy... Que post incrível... muito bom!
    Também cresci lendo a turma da mônica e, apesar de ser fão de HQ mas não da turma da mônica, achei muito legal esses hqs. Com certeza vou ler alguns.
    bjs
    Berma

    https://livroscompipoca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Uau, que demais! Também não conhecia o projeto do Maurício *-* desde pequena eu lia os gibis dele, mas aí deixei de gostar dos personagens, então fui parando de ler aos poucos...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto essas graphics por aí, adorado o traço e ficado morta de vontade de ter algumas dessas. Amo esse tipo de história e Turma da Mônica SEMPRE me alegra.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gente! Não conhecia mas já fiquei encantada! e quero pra mim hahaha
    Eu autor é tudo de bom! <3 cresci lendo ele!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Oi Livy! Eu comecei lendo gibis então tenho muito carinho pelos personagens da Turma da Mônica, na Bienal eles estavam lá e o autor também, claro que fiquei doida tirando fotos e tietando. Preciso muito comprar Laços para minha coleção.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Livy, gostei da sua resenha sobre o graphic da turma da Mônica. Eu sempre gostei dos gibis da turma, e li o "Laços", que também achei muito legal e com o desenho muito bonitinho.
    Se quiser, dá uma olhada no meu blog, que também tem algumas resenhas (poucas, porque acabei de começar, rsrsrs) e histórias minhas: http://jovemescritoraligia.blogspot.com.br/
    Beijos, Ligia.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por