[Resenha] Os Suspeitos, de Margaret Peterson Haddix

12 março 2015
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN:  9788539507108
Série: Os Filhos das Sombras, Vol. 2
Páginas: 144
Editora: Fundamento
Classificação: ♥♥♥
Durante 12 anos a vida inteira Lucas teve que se esconder. Ser observado seria a morte. Lucas Garner é um filho das sombras, um terceiro filho ilegal. Crianças como ele são caçadas e mortas pela Polícia de Controle da População. Ou torturadas e mortas, o que é ainda pior. Agora, pela primeira vez na vida, Lucas está fora do esconderijo e longe de sua família. Com a ajuda do sr. Talbot, ele consegue sair da clandestinidade ao assumir a identidade de Lee Grant, um garoto que morreu num acidente. Ser Lee era seguro. Ser Lucas, não. Como parte de seu disfarce, Lucas ingressa em Hendricks School, um colégio para meninos ricos e desajustados. Lá não existem janelas, os alunos se comportam como cordeiros e os professores desaparecem à noite. E o mais estranho é que ninguém ousa ir para o lado de fora. Por quê? Lucas sabe que há muitos perigos, tanto nos corredores, como além das paredes do misterioso colégio. Entretanto, ele está cansado de viver com medo e nas sombras... Lucas precisa se misturar à rotina do lugar antes que alguém perceba que ele é um impostor. Mas em quem ele pode confiar? Em seus novos e estranhos amigos? E se ele for traído, assim como Jen? Cabe a Lucas descobrir os segredos de Hendricks School e se lá será seu novo lar ou sua nova prisão.

Se tem algo que eu gosto é dos livros juvenis lançados pela Editora Fundamento. Sempre trazendo títulos interessantes e que, melhor que tudo, estimulam a leitura entre os jovens leitores. Dentre os livros lançados, ano passado conheci o primeiro volume da série Os Filhos das Sombras, de Margaret Peterson Haddix, um juvenil distópico, já resenhado aqui no blog. Estava bem curiosa para conferir o segundo livro, Os Suspeitos, pois como havia dito em minha primeira resenha, o final deixou um ótimo gancho para uma boa continuação.

Não vou entrar em detalhes da história deste segundo volume pois: vou acabar contando algum spoiler; a sinopse já é uma ótima chamada para o que você vai encontrar e eu já falei bem de como tudo começou na resenha do primeiro livro. E de qualquer forma, de modo geral, eu esperava um pouquinho mais de Os Suspeitos.

Acho sim que a autora conseguiu conduzir a história de uma forma muito interessante, condizente e real, e continua mantendo o clima de tensão e suspense, assim como todo o drama e angústia que permeiam a existência de Lucas e outros Filhos das Sombras. Mas, antes de começar a leitura deste segundo volume, eu já meio que tinha uma ideia pré-concebida do que eu iria/queria encontrar, e como a história não seguiu da maneira que imaginei, acabei me decepcionando um pouquinho. A meu ver, o primeiro livro foi bem mais emocionante, muito mais tenso, e gostei bem mais de como a autora explorou tão bem, em tão poucas páginas, a história que ela tinha em mãos. O que não aconteceu tão bem neste segundo livro.

Contudo, posso dizer que terminei Os Suspeitos, de certa forma satisfeita. De forma geral eu gostei do desenvolvimento da história, mesmo que não tenha sido como eu imaginava que seria. Até que gostei de como as coisas acabaram se desenvolvendo e algumas surpresas acabaram surgindo. Também gostei do desenvolvimento de Lucas e sua percepção das mudanças. Achei o desenrolar do inicio do livro um tanto lento, mas mais para a metade a história vai se desenvolvendo de uma forma mais natural, e ao final alguns fatos são até surpreendentes e empolgantes. E também é impossível negar que a autora escreve de uma forma bem gostosa, que sem dúvida torna a leitura mais prazerosa, principalmente para o público juvenil, pois os dois primeiros livros da série tem em média 150 páginas, e a leitura flui muito bem.

Terminei a leitura com vontade de ler mais, e ainda quero acompanhar a série, pois sinto que a história tem potencial para me entreter ainda mais. Ótima dica para quem está iniciando no mundo da leitura, ou procura uma leitura despretenciosa, Os Filhos das Sombras é uma série distópica bem leve em se comparando com outras, mas que traz uma mensagem forte e significativa sobre existência e liberdade.

Veja também:

Um Deles

Comentários via Facebook

4 Comentários:

  1. Oie Livy
    faz um bom tempo que não leio um livro juvenil interessante. Essa série parece ser muito legal. Pena que não correspondeu totalmente as suas expectativas após a leitura do primeiro livro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. OI,Livy.
    Sou nova no mundo dos Blogs e estou agora começando a conhecer outros Blogs sobre livros. Gostei muito do seu. Está bem montado. Acabei de dar o larga no meu e ficaria feliz se vc. o visitasse. http://oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/ . Beijo NILDA

    ResponderExcluir
  3. Puxa, gostei muito da sua resenha. Esse livro parece ter tudo o que gosto, fantasia com uma pitada de suspense.
    Amei.
    Parabéns pela resenha.
    Abração!

    obrasdeumjovemescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Livy. Confesso que o livro não faz muito o meu gênero, mas achei a história interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por