A belíssima graphic novel Entrevista com o Vampiro - A História de Cláudia

22 abril 2015
Postado por Livy


Se tem algo que dá muito gosto é pegar uma bela graphic novel nas mãos e saber que está segurando uma obra de arte! Foi o que senti ao ler Entrevista com o Vampiro - A História de Cláudia. A leitura foi um deleite! Durante toda a leitura me peguei admirando toda a qualidade da arte e do desenvolvimento da história. Foi uma experiência incrível ver um clássico ser adaptado, de forma totalmente nova, tão perfeitamente para os quadrinhos. 

Entrevista com o Vampirolançado em 1976 e adaptado para o cinema em 1994, é um clássico contemporâneo. Uma das maiores referências quando o assunto é vampiros. Comecei a ler o livro na escola, mas por motivos que até hoje desconheço, eu acabei deixando a leitura de lado e nunca a retomei. Mas lembro-me muito bem do filme. 

Ela é a vampira que nunca deveria ter sido. Sua própria existência é tida como uma abominação enter as criaturas da noite. Com a luxúria de uma predadora aprisionada no corpo de uma criança, ela se move através das sombras de um mundo sempre fora de seu alcance. Órfã, filha, vítima e monstro. Esta é a história de Cláudia.


A História de Cláudia traz uma parte do livro Entrevista com o Vampiro. Contada sob o ponto de vista da menina Cláudia, a história tem início justamente quando ela é transformada em vampira por Lestat, nos conduzindo para o mundo sombrio e apaixonante dos vampiros.

"Acorde, Cláudia. Você está doente, está me ouvindo? Precisa fazer o que eu mandar para ficar boa. Precisa beber para ficar boa."

Ashley Marie Witter  mistura traços de mangá com o um estilo barroco. Por sua arte belíssima e única, foi convidada a fazer a primeira graphic novel inspirada no universo ficcional de Anne RiceToda a graphic novel traz uma paleta de cores em tons de sépia, como uma fotografia antiga - ou páginas de um livro muito velho -, enfatizando o sangue com tons de vermelho. Um ponto mais que sensacional! 


A arte de Ashley está primorosa e à altura da obra de Anne Rice! Justamente por conseguir trazer para seus traços e ilustrações os pontos mais importantes da personalidade de cada personagem - principalmente de Cláudia - e da história de Entrevista com o Vampiro. 


Quando lemos um livro, o autor pode usar de toda extensão descritiva possível, mas quando falamos de uma história em quadrinhos isso limita-se um pouco. O artista tem que criar com alguns traços e quadros toda a personalidade de um determinado personagem e o ambiente/situação que o rodeia. Transmitir os medos, aflições, anseios e qualquer outro sentimento através desta arte é algo que muitos artistas não conseguem fazer. Ashley conseguiu perfeitamente trazer isto para sua graphic novel, onde conseguiu conduzir toda a trama de forma magistral, com seus traços lindos e maravilhosos. Todo o ar sombrio e toda brutalidade, assim como sensualidade, da história de Anne Rice está presente na graphic novel. 


Aliás, diga-se de passagem, Ashley conseguiu adaptar muito bem este mundo para sua arte. Todos os personagens foram representados com perfeição, mas um dos pontos fortes da história é, obviamente, Cláudia. Apenas uma menina quando se transforma, com o passar dos anos e séculos se torna uma mulher e amadurece. Mas seu corpo jamais envelhece. Ela se torna uma mulher presa em um corpo de menina, e isso a frusta muito. Ela sente-se limitada por esta condição, mesmo tendo tudo o que o prazer do luxo pode lhe proporcionar. Nem mesmo seu amado Louis parece enxergá-la como ela realmente é.


"Perguntei a Louis se ele compreendia, mas como poderia? Mesmo este belo homem a quem eu amava era incapaz de notar a sensação de confinamento que eu sentia na minha forma."

Aqui temos uma visão muito interessante e uma série de questionamentos sobre sua natureza. O que aconteceu a ela foi grotesco e brutal, ceifada de sua vida como humana de forma fria. Sendo arrebatada para o mundo dos vampiros, presa em um corpo infantil, com uma mente e alma além das limitações de seu corpo. Cláudia nos mostra todos os seus anseios, aflições, paixões, medos e raiva. 


Com certeza esta não é apenas uma ótima adaptação, mas uma história completamente original, recontada de forma excepcionalAo decorrer da leitura, eu tive a impressão de estar lendo um livro e não uma história em quadrinhos. Esta graphic novel é tão completa e rica, que é uma verdadeira imersão no mundo dos vampiros criados por Anne Rice. Temos em mãos uma perfeita homenagem ao clássico que consagrou Anne Rice, e que marcou o universo vampiresco de forma única.  


A edição da Rocco está maravilhosa! Muito caprichada, com 224 páginas, em capa dura, traz papel couchê de alta gramatura. O título da capa e da lombada é dourado e não desbotou com o manuseio. É uma obra de alta qualidade indispensável para fãs do clássico criado por Anne Rice; para qualquer fã de uma ótima história de vampiros; para qualquer amante dos quadrinhos. Também é uma ótima dica para quem quer conhecer a história de Anne Rice de forma mais dinâmica e rápida - o que serviu para mim, já que não li completamente o livro -, ou a visão da menina-vampiro Claúdia. Uma edição para colecionador algum botar defeito! Perfeita! 

ISBN 9788532529725 | Ano 2015 |  224 Páginas | Editora Rocco |
Arte e Adaptação por Ashley Marie Witter | Autora Anne Rice 
Classificação: ♥♥♥ 
() Favoritado!

Comentários via Facebook

11 Comentários:

  1. Oi Livy!
    Não li nem assisti "Entrevista com o vampiro" então pulei as partes da resenha em que você falava da história ;)
    A Graphic Novel parece estar mesmo linda. Que bacana ver que as duas linguagens funcionaram bem juntas: a história e a ilustração.
    Essa é uma das poucas histórias que tenho mais vontade de conferir o filme que o original. Tomara que numa dessas eu consiga.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu deus que coisa perfeita O.O já quero!!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Livy. Ainda não li essa série da Anne Rice, mas já perdi as contas de quantas vezes assisti Entrevista com o Vampiro. Essa graphic novel é realmente uma edição de colecionador! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Adoro Graphic Novels <3, ainda mais de livros tão premiados. Sempre desejei ler algo dessa autora, mas nunca tive oportunidade, mas morro de vontade de conhecer seu trabalho que é tão elogiado por todos, sem falar que gostaria de conhecer a forma que ela aborda seres como vampiros (acho que finalmente leria algo digno com esses seres). Adorei a resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem, assim como titulo, está belíssima. As fotos ficaram ótimas. Eu vi esse livro no face e me interessei por ele. Alem de ser de uma história que gosto muito, as ilustrações estão lindas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Que lindoooooooooooooooooooooooo
    Adoro
    Estou morta, perfeito demais. Já quero pra ontem!
    Nem posso ver uma capa dura tbm ÓÓ

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente, essa graphic novel está divina, a editora fez um trabalho incrível em cima da obra, só de ver as ilustrações já dá vontade de embarcar na história. Aliás, adorei a sua resenha!! Deixou minha curiosidade láa no alto :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Jogo Infinito", vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. Oi Livy,
    Eu assisti a “Entrevista com Vampiros”, há muitos anos atrás e para ser sincera não lembro muito da trama, mas gostei da Graphic Novel, que por suas fotos possuem lindíssimas ilustrações.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É impressão minha ou essa edição é de capa dura? Haha, babo nessas lindezas!

    Quer dizer, não exclusivamente nessa porque não curto muito histórias de vampiros. Adorei o post, mas além de não curtir vampiros também não gosto de graphic novels .-.

    Bjs!

    Seguindo aqui ;)

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Livy, também não li o livro, vi apenas o filme e não me recordo muito.
    A graphic novel está realmente linda, e a capa é maravilhosa. Realmente a Rocco caprichou, e está e parabéns.
    Eu quero muito adquirir.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Livy!
    Que desenhos são esses!! Adorei! Não imaginava que era assim!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por