O Ratinho do Violão, um livro infantil com uma bela mensagem

16 abril 2015
Postado por Livy

ISBN 9788581301907 | Ano 2015 |  32 Páginas | Editora Geração Editorial | Selo Geraçãozinha |
Ilustrações por Thais Linhares | História por Marta Reis
Classificação: ♥♥♥ 

Se tem algo que eu adorava quando pequena era os livros cheios de ilustrações e rimas que lia, que traziam belas mensagens. Nossa, e há quanto tempo não lia um livro destes? Sabe, mesmo não sendo mais criança *cof cof* ainda adoro livros infanto-juvenis - dependendo da história -, principalmente os ilustrados. Livros infantis ilustrados, então, são puro amor e fofura. 

Como sei que muitos dos leitores do blog são pais e mães, professores/as e jovens, resolvi falar do livro O Ratinho do Violão, que remete à tudo o que há de melhor em um livro infantil e é uma ótima dica para a criançada ler e tirar a tão famosa moral da história. Então fiquem ligados para incentivar seus filhos, seus alunos, e colegas a começar ler com um livro muito fofo e bonito.


Chiquinho é um menino que tem uma deficiência; uma perna mais curta que a outra. Por isso ele anda mancando, e sofre com o bullying na escola. As outras crianças da sua turma tiram sarro dele, mas não veem que ele é um bom garoto, muito gente boa, cheio de qualidades. Uma destas qualidades, que ele usa para "fugir" da realidade e da tristeza é tocar seu violão, cantando suas canções.

Só que um dia, depois de tropeçar na escola, o garoto sofre com mais uma onda de bullying terrível e se sente inferiorizado e muito envergonhado. Se sentindo diminuído ele acaba virando um ratinho. 


Desaparecendo da vista de todos, aos poucos os colegas começam a perceber como ele faz falta. Também começam a sentir falta de sua voz e cantorias, e a ver como o garoto tinha qualidades que antes eles não viam. 

O Ratinho do Violão traz uma mensagem bela e forte, e muito atual. O bulliyng é algo sério e muito triste, uma realidade que temos em nossas escolas e na sociedade como um todo. Este livro fala exatamente disto, e como ele traz consequências sérias e graves.


Chiquinho vira um ratinho e some, mas na realidade podemos dizer que ele se sentia diminuído pelas "brincadeiras" dos colegas que não viam nele as qualidades, mas apenas o "defeito". Uma deficiência física que não deveria ser motivo de chacota. O livro mostra exatamente isso, que não devemos olhar para os defeitos dos outros, muito menos para suas limitações físicas ou sociais. 

Não importa se você é manco, vesgo, tem orelha grande, é magro ou baixo, alto ou gordinho; você merece respeito! Respeitar a limitação dos outros é algo primordial, e deve ser algo cotidiano e rotineiro. Todos deveriam olhar para as qualidades e não para essas limitações. OK? Este livro passa uma bela mensagem social, e uma ótima lição de vida. Respeito ao próximo e amor-próprio. E nada de bulliyng, hein!?

Este é um livro que todos deveriam ler, mesmo sendo adultos. Pois o que há de gente preconceituosa e maldosa não é brincadeira! Se todos respeitássemos e enxergássemos ao próximo como um igual; se houvesse mais gente olhando para o bem ao invés de pensar no mal, com certeza viveríamos em um mundo melhor!

Falando um pouquinho da edição, está belíssima e as ilustrações são lindas, transmitindo tudo o que a história quer passar! Adorei as cores e todas as ilustrações. E a narrativa está muito boa, com um ritmo muito gostoso de ler.

Enfim, O Ratinho do Violão é um livro encantador, uma ótima dica de livro para se ler independente de qualquer idade, pela bela e atual mensagem que passa. Uma dica de leitura em sala de aula, junto a alunos e professores. Também é uma ótima dica para você, papai e mamãe lerem junto aos seus filhos. E você aí, meu caro jovem, que está lendo esta resenha, também é um livro para você! Um livro para ler e refletir, e para se levar como lição para a vida! Fica a dica ;)

Comentários via Facebook

12 Comentários:

  1. Você falou tão bem do livro que nem entendi o porquê das três estrelas.
    Eu li o livro e adorei, dei cinco estrelas e achei excelente. Realmente todos nós merecemos respeito.
    Uma obra para levar como lição.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D

      Realmente, este livro é excelente e lindo! Eu adorei!
      É um livro que todos deveriam ler, mesmo sendo infantil!
      As 3 estrelas foi falha minha hahaha, na verdade é 4.
      Na hora de postar eu não arrumei kkk. Agora está ok.

      Beijos

      Excluir
  2. Oii Livy!

    Acho livros infantis com essa mensagem super importantes para a educação das crianças, elas já tem que crescer com esse pensamento.

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Oi Livy, adorei sua resenha.
    Gosto de ler livros infantis de vez em quando, é bom para distrair e os que tem uma lição para nos dar é melhor ainda, se tiver a oportunidade vou ler O Ratinho do Violão.

    BeijOs!!!
    @lpdiversao
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Achei uma ótima proposta para se falar sobre um tema tão delicado através de um livro ilustrado. É importante falar sobre bullying. Gostei muito.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ♥ ♡ ❤ AMEI O BLOG! TUDO PERFEITO ! ♥ ♡ ❤
    SE PUDER OLHE O MEU ,E SE GOSTAR DE ALGO ,
    ✦ ✧COMENTA LÁ ! VLW !✦ ✧
    http://mestrelato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiiêê,
    nossa adoro livrinhos assim com desenhos, kk, vou ser uma eterna criança pra sempre
    e a capa é muito fofa,
    Bjks

    Passa Lá No Meu Blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amiga,
    não conhecia o livro,
    mas já está na lista de compras hahahha
    Bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal esse livrooo *.* adorei já pela capa e sinopse!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Livy!
    Adooorei a dica! Adoro livros assim \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser tão lindo!
    Bullying é coisa séria, não sei como as pessoas podem ser tão más! Já sofri bullying quando era criança por causa do tamanho da minha testa e por causa do meu corpo, e eu era/sou muito tímida, andava na escola com uma ou duas pessoas, só que no final não me deixei abalar por isso, mas existem crianças que se deixam levar e acabam se sentindo pequeninos igual ratinhos. Esse tipo de leitura deveria ser leitura obrigatória nas escolas.
    A capa está linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Livy, tudo bom?
    Adorei a sua resenha e a ideia desse livro! Quero muito muito comprar ele e presentear minha priminha que está entrando na escola e adora livros infantis! Acho que bullying é um assunto muito importante de ser tratado com crianças, principalmente porque nessa idade elas acham que é uma simples brincadeira, mas que pode ferir uma pessoa para sempre.

    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por