[Resenha] As Pedras Élficas de Shannara, de Terry Brooks

12 abril 2015
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 978-85-67296-20-3
Série: Trilogia Shannara, vol. 2
Tradução: Ana Cristina Rodrigues
Ano: 2014
Páginas: 512
Editora: Saída de Emergência
Classificação: ♥♥♥ 
() Favoritado!
Um mal antigo ameaça os elfos: a árvore Ellcrys, criada por magia élfica perdida há milênios, está morrendo, colocando em risco o feitiço que mantém os demônios afastados do mundo. Jogar a sua semente no misterioso Fogossangue é a única forma de trazer a árvore de volta à vida e afastar os demônios. Amberle, uma jovem elfa, assume essa difícil missão. O caminho, no entanto, é perigoso, e ela vai precisar de um protetor. Wil Ohmsford, herdeiro da magia élfica de Shannara, é o escolhido para acompanhá-la. Mas o temível Ceifador já conseguiu se libertar, junto com dois aliados. Será que Wil conseguirá controlar a magia das misteriosas Pedras Élficas de Shannara para salvar as Quatro Terras? 

Se você ainda não leu A Espada de Shannara, o primeiro livro da trilogia, então faça-o, pois essa é uma das melhores séries de fantasia já escrita nos últimos 40 anos. Terry Brooks é um autor americano de fantasia que escreve principalmente fantasias épicas. Ele também adaptou dois filmes para livros, entre um deles A Ameaça Fantasma, primeiro episódio da saga Guerra nas Estrelas, de George Lucas. Vinte e dois de seus livros já estiveram na lista de bestsellers do The New York Times. Atualmente, já foram impressos mais de 21 milhões de cópias de sua obra total. Ele é um dos escritores mais vendidos no gênero fantasia, desde a década de 1970. Muitos escritores atuais do gênero aventura épica e fantasia se inspiraram nas obras de Terry Brooks. Os fãs de fantasia podem se rejubilar, pois terão a oportunidade de ter em mãos um dos melhores trabalhos do autor. 

Terry Brooks admite, no prefácio do livro:

"Até hoje, As Pedras Élficas permanece como meu livro favorito, mesmo que seja somente por ter trabalhado tanto para completá-lo."

As Pedras Élficas de Shannara foi publicado em 1982, cinco anos depois do lançamento do primeiro livro, A Espada de Shannara. Foi no final de 1978 que Brooks começou a rascunhar os primeiros passos para o segundo livro da saga do druída Allanon. Depois de muitos altos e baixos, lapidando a narrativa e a trama por quase cinco anos, Terry Brooks conseguiu criar uma obra espetacular. As Pedras Élficas de Shannara consegue superar o primeiro livro e se torna a marca de do autor, firmando-o como um dos autores de fantasia mais lido e admirado em todo mundo, depois de J.R.R. Tolkien

O primeiro livro já havia cativado o meu interesse pela escrita de Terry Brooks. Mas, agora, ele conseguiu se superar. Se no primeiro livro ele se inspirou muito na trilogia O Senhor dos Anéis, do qual sempre foi fã fervoroso, fato que lhe rendeu a alcunha de "o sucessor definitivo de Tolkien" - segundo críticos e fãs -, nesta segunda parte Brooks conseguiu desenvolver o seu próprio estilo e aprimorou o gênero fantasia, imprimindo nele a sua marca definitiva. Então, o que vamos encontrar de tão espetacular em As Pedras Élficas de Shannara? Simples, o que há de melhor no gênero fantasia. 

Passaram-se 50 anos desde os acontecimentos finais das aventuras vividas em A Espada de Shannara. Portanto, a maioria dos personagens que participaram da primeira trama, agora, ou estão mortos ou já se encontram velhos. E essa foi a forma, a meu ver, que o autor encontrou para se distanciar da narrativa que muitos apontavam como "inspirada" em O Senhor dos Anéis. Aqui, Brooks nos entrega uma narrativa original e inovadora, com personagens cativantes e inéditos, um enredo repleto de magia, ação, aventura, lutas épicas e romantismo; e o melhor do melhor, o druída Allanon - um personagem carismático, cheio de poderes e mistérios. 

Além de Allanon, também vamos nos deliciar com as aventuras de Wil Omsford  e Amberle Elessedil, a procura do Sepulcro - perdido nas lendas élficas - e o Fogossangue, a última esperança da nação élfica; vamos sofrer e nos emocionar com Ander Elessedil e Stee Jans enfrentando as ordas de demônios liderados pelo maléfico Dagda Mor, em batalhas dignas de um épico de Hollywood; nos encantarmos com Cephelo e Eretria, na companhia dos Nômades - uma espécie de ciganos e ladrões -, com seus costumes e lendas místicas; ou nos aterrorizar com os assassinos demônios enviados por Dagda Mor para caçar Wil e Amberle, sendo o mais terrível deles um demônio chamado Ceifador: assassino impiedoso que age nas sombras. Outro personagem interessante é o velho Hebel e seu cão chamado Vagabundo, no Vasto Ermo, onde Wil e Amberle enfrentam um perigo mortal.

Se J.R.R. Tolkien é o pai do gênero fantasia, Terry Brooks é seu irmão caçula. 

Em As Pedras Élficas de Shannara a narrativa de Brooks está madura. Nela encontraremos ótimas descrições das locações onde se passam as tramas, com excelente caracterização das personagens, diálogos inteligentes - em alguns casos cômico e noutros dramático -, um compêndio histórico e bem detalhado sobre as origens, remontando às Guerras Antigas de bem antes do surgimento dos primeiros homens, batalhas narradas com muita ação, magia e dramaticidade. E também não faltam seres míticos, como dragões, trolls, gnomos, globins, duendes, anões, fantasmas, feras demoníacas e divindades. Enquanto Wil e Amberle correm contra o tempo para salvar a árvore sagrada Ellcrys de sua morte, enfrentando criaturas míticas e cruzando lugares tenebrosos, Allanon tenta unir os povos dos Quatro Reinos para enfrentar a invasão de demônios que ameaça a nação élfica. E o final, além de dramático, é muito emocionante. 

Adorei tanto esse livro que estou ansiosa pelo terceiro episódio da trilogia, que é: The Wishsong of Shannara - editado em originalmente 1985. Portanto, ler As Pedras Élficas de Shannara é penetrar num universo repleto do que há de mais rico e criativo no gênero fantasia. Considerando-se que As Pedras Élficas de Shannara conta com 33 anos de vida, e ainda continua tão interessante quanto no dia do seu lançamento, não nos surpreende o fato de que o livro ainda continua sendo reeditado em todo o mundo e fazendo sucesso. Tamanho é o potencial da trilogia de Shannara que a MTV arrebatou da produtora Waner Brothers os direitos para produzir uma série televisiva no estilo de a Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin – produzido e exibido pela HBO. Eu, particularmente, aguardo ansiosamente que isso aconteça. 

As capas dos livros, para essa edição brasileira, são primorosas; são as mais bonitas que já vi até agora no gênero. A Saída de Emergência acertou em cheio, fazendo um trabalho editorial digno de colecionadores. As Pedras Élficas de Shannara é um ótimo livro de fantasia, indispensável aos fãs do gênero e amantes de ação e aventura épica. Esse eu recomendo e coloco entre os meus favoritos.

Veja também:

 A Espada de Shannara

Comentários via Facebook

7 Comentários:

  1. Oi, demorei um pouquinho para responder seu comentário no meu blog que peguei dengue essa semana e fiquei um pouco afastada do computador. Mas já estou de volta assim espero hehe.
    Ainda não conhecia esse livro. Gostei bastante da comparação a Tolkien. Se der eu vou ler os dois.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Fiquei empolgado para começar esta trilogia depois desta ótima resenha. Quero ver se leio este ano ainda os dois lançados.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Livy =)

    Quer muito ler essa série, mas no momento preciso terminar algumas que já comecei rs...
    Pela sua resenha essa série parece ser incrível, com todos os ingredientes que eu amo na literatura fantástica *-----*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Hey Livy o/

    Adorei o livro só pela capa já XD
    Apesar de não ser meu gênero de leitura preferido amei a sinopse e a sua resenha *.*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Livy!
    Ainda não li nenhum livro dessa série o.O
    Que vergonha!
    bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Comecei a procurar o livro exatamente por causa da estréia da série! Achei fascinante a história!

    ResponderExcluir
  7. ola Livy , td bem , me interessei muito pela leitura depois de ver a série , ai descobri que a mesma é baseado no segundo livro , no caso As Pedras Élficas de Shannara, posso ler esse segundo livro já ou ele é uma continuação direta do primeiro ? Aguardo resposta !!! desde já , obrigado !!!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por