[Resenha] Provação, de Troy Denning

29 junho 2015
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788576572091
Série: Star Wars Legends
Tradução: Alexandre Mandarino
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 408
Editora: Aleph
Classificação: ♥♥♥♥  Favoritado!
Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita.  

Troy Dening é um escritor estadunidense nascido em 1958, fã de histórias de ficção científica e fantasia, tendo começado a escrever aos quatorze anos de idade. Além de escritor, Denning começou a trabalhar como Gerenciador de Designer de Games nos anos de 1980 e escreveu histórias de fantasia para jogos de RPG das séries de livros Forgotten Realms, Dark Soul e Planescape. Troy Denning ingressou no universo expandido de Star Wars com o lançamento do livro Star By Star, em 2001, seguido por mais doze livros, sendo o último Crucible (Provação). Todos os seus livros tiveram ótima aceitação de público e de crítica literária, mantendo-se todos na média de quatro estrelas.


Provação, da série Legends, é um grande lançamento da Editora Aleph em edição digna de colecionador, fãs da série e aficionados por Sci-Fi. Adorei a capa e o trabalho gráfico caprichado dessa edição brasileira; há muitos campos estelares e a Millenium Falcom ilustrando e dividindo cada capítulo da obra. Um show visual.


Quanto ao livro, achei-o excelente. Gostei tanto que já estou ansiosa pelo próximo lançamento da série Legends: Ascensão da Força Sombria, segundo livro da Trilogia Thrawn.

Em Provação você vai encontrar todos os elementos que fizeram da Saga Star Wars o sucesso que ela é ainda nos dias de hoje: ação, aventura, batalhas espaciais, criaturas exóticas, lutas de sabre de luz, e os personagens carismáticos da série original do cinema. Han Solo, Leia Organa Solo, Luke Skywalker e Lando Calrissian são os ícones da maior saga de ficção científica e aventura de todos os tempos, apenas comparada à saga Duna, de Frank Hebert, e à trilogia O Senhor dos Anéis, de J.R.R.Tolkien.


“Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante...” 

Han Solo e Leia estão em um bar cercados por elementos marginais de toda espécie, ao som de uma banda Birth, aguardando a chegada de Lando Calrissian que marcara encontro com eles ali. Em seu lugar chega o Capitão Omad Kaeg, enviado por Calrissian para dizer a Han e Leia que ele não poderá vir ao encontro. Enquanto Han e Leia estranham a atitudes de Omad, e mais ainda dos motivos pelos quais Lando não viera ao encontro, os três são cercados por Mandalorianos – caçadores de recompensa ao estilo Boba Fett – e imensas criaturas em forma de lagartos, os Nargons. O alvo é Omad Kaeg, um sujeito muito parecido com Han Solo quando mais jovem, piloto de nave cargueira, aventureiro, jogador e, como não poderia deixar de ser, metido em encrenca com dívidas de jogo. Para proteger Kaeg, que os levará até onde Calrissian está, Han e Leia – agora uma mestre Jedi – terão de travar uma luta mortal contra os monstruosos Nargons e os temidos Mandos. Esse é o preâmbulo para a ação quase contínua que atravessa todo o livro como um raio laser.


“Do outro lado da mesa veio um snap-sss de um sabre de luz se distendendo.” 

A aventura começa e Han Solo e Leia se juntarão à Luke numa corrida alucinante contra uma poderosa corporação mafiosa que está pondo em risco a estabilidade da República e a integridade da Nova Ordem dos Jedis, num jogo de mentiras, corrupção, intrigas, fraudes corporativas, assassinatos, Siths e o temido lado negro da Força, além de um jogo de cartas mortal em que Han Solo precisa trapacear como nunca para manter-se vivo e dar tempo para Luke e Leia descobrir um jeito de salvar a galáxia uma vez mais.


Pelo fato da trama se passar 40 anos depois do final de O Retorno de Jedi, em Provação encontramos os personagens principais já na casa dos sessenta anos; porém, ainda em plena forma física e da Força – principalmente Leia, que agora detém os poderes Jedi. Ao lado deles, Troy traz outros personagens igualmente carismáticos, como os Jedis Ben, filho de Luke, Janina, filha de Han e Leia, Tahiri e Ohali, além de outros personagens interessantíssimos. E claro, como não poderia faltar, R2-D2 e C-3PO.

Do lado dos bandidos temos uma Jedi Sith muito poderosa que dará muito trabalho para Luke, além dos Mandalorianos e dos poderosos Nargons.

“- Isole essa plataforma – ordenou Luke – E veja se alguém sabe onde estamos. 

Troy Denning escreve de forma clara e objetiva, tornando sua narrativa cativante desde as primeiras páginas; seus personagens são ricos em detalhes e dramaticidade; os termos técnicos recorrente à Saga Star Wars estão todos lá; as batalhas são cheias de ação e muito bem descritas; a trama em si é muito interessante e se desenrola ao longo do livro num suspense crescente; o final é dramático e igualmente permeado de muita ação, onde Han Solo, Leia e Luke enfrentarão o lado nego da Força numa experiência mística nunca antes vista na saga original.


Aliás, Troy faz bom uso dos poderes Jedis igualmente inéditos na série Star Wars. E um outro ponto interessante nesse livro é que ele menciona o que aconteceu com alguns personagens dos filmes, como Chewbacca, por exemplo, e outros personagens da série expandida, como o filho de Leia que se converteu ao lado negro da Força.

Provação me empolgou muito, e eu o considero uma obra indispensável para quem é fã de Star Wars. Até mesmo os leitores que gostam de uma boa leitura de ação e aventura vão gostar do livro, com toda certeza. Que a Força esteja com todos vocês, e até a próxima edição da série Legends!

Veja também:

Herdeiro do Império
Kenobi

Comentários via Facebook

7 Comentários:

  1. Oie Livy =)

    Quando o assunto é Star Wars, nunca sei o que dizer apenas sinto esse meu coração NERD batendo mais acelerado rs...

    Sou louca por esses livros e espero ler eles em breve *-*
    Adorei a resenha! Ela só me deixou ainda mais curiosa =D



    Beijos linda e já sabe né. Se precisar de qualquer coisa é só falar <3!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Oi Livy!
    Adorei a resenha, sério! Não acompanho nada do Universo Expandido, mas adoro os filmes originais.
    Acho que leria esse livro, fiquei bem curiosa.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Livy,
    Star Wars, sempre ganha meu coração.
    O enredo super bacana como sempre.
    Vou unir o útil ao agradável, quero que meu marido entre no mundo dos livros, e um dia ele deixou escapar que se eu comprasse livros do gênero, ele iria ler também. *-*
    Vamos ver, né?! Tomara que ele leia mesmo.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  4. oooi
    tudo bem?
    A Aleph sempre capricha nos livros!
    Acho muito legal que esses livros novos de Star Wars tragam a esência da história antiga. Tenho certeza que os fãs captam esses detalhes.
    O autor parece ter feito um bom trabalho.

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  5. Só essa capa já é magnífica e dá vontade de agarrar e sair correndo. O principal é o autor não ter estragado a história original, dando continuação e se mantendo fiel aos acontecimentos e ao comportamento exclusivo de cada personagem. Adoreei sua resenha, só me deu mais curiosidade ainda de ler logo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna - O Legado", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oi Livy,
    Que capa linda *-*
    Confesso que não li nada até agora de Star Wars, mas eu realmente gostei desse livro e vou dar uma olhada nos outros.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee,
    Amo Star Wars eternamente *o*
    Estou louca por esse livro e por dezembro, pelo filme. Este ano está muito perfeito pelos fãs.
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por