[Resenha] Sombra do Paraíso, de David S. goyer & Michael Cassutt

19 junho 2015
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788576571780
Tradução: Patrícia Arnoud
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 456
Editora: Aleph
Classificação: ♥♥♥♥  Favoritado!
No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. 

David S. Goyer é escritor e roteirista, nascido nos Estados Unidos em 1965. Entre os seus inúmeros trabalhos são destaque os roteiros dos filmes: Batman – O Cavaleiro das Trevas e Batman Begins, Homem de Aço, Blade e Blade The Series. É  também escritor de histórias em quadrinhos, além de ter produzido e dirigido a série FlashForward da rede ABC, para TV à cabo. Atualmente ele é responsável pelos roteiros dos filmes: Batman Vs. Superman - Dawn of Justice, Justice League Part One e Justice League Part Two, com estreias previstas para 2016, 2017 e 2019, respectivamente. Também foi roteirista dos videogames: Call of Dyty Black OPS I & II (2010 e 2012).

Michael Cassut nasceu em 1958, nos Estados Unidos, e se tornou produtor, roteirista e escritor de renome internacional. Entre os muitos dos seus trabalhos para à TV e cinema está a aclamada série de TV: Além da Imaginação (1985). É autor de mais de 30 contos, publicados nas revistas: The Magazine of Fantasy & Science Fiction e Asimov's Science Fiction. Ele é autor do romance de ficção científica: The Star Country (1986) e do romance de fantasia: Dragon Season (1991), além de um romance histórico: Red Moon (2001).

Goyer e Casutt já trabalharam juntos em outros projetos, principalmente para as séries de TV, e resolveram unir forças para escrever a trilogia iniciada por Sombra do Paraíso, seguido por Heaven's War e Heaven's Fall, que agora chegarão ao Brasil pela Editora Aleph. E de início, posso dizer que essa trilogia promete muitas boas surpresas, pois o primeiro volume é simplesmente... SENSACIONAL!

Sombra do Paraíso é o melhor, o mais original e interessante romance de ficção científica que li até o momento, superando muitos dos meus favoritos. Ele arremete ao estilo clássico de sci-fi, porém com um enredo moderno e ação do tipo hollywoodiana, que não fica nada a dever aos clássicos como: 2001 – Uma Odisseia no EspaçoDuna, Star Trek, entre outros. Os fãs de sci-Fi dos bons romances e contos dos anos de 1950-1980 vão se deleitar com essa trilogia, pois todos os elementos que tornaram nomes como: Athur C. Clarke, Isaac Asimov, Robert Heimlein, Frank Hebert, Philip K. Dick, Ray Bradbury, Carl Sagan em respeitados escritores de ficção científica estão lá; e também agradará os leitores que esperam encontrar um livro gostoso de ler, com uma história viciante e bem original. A dupla Goyer e Casutt escrevem muito bem!

A narrativa prendeu minha atenção desde a primeira página, a medida em que fui levada para uma viagem pelos caminhos da física moderna, da astronomia e da física quântica; e a partir daí não foi difícil alçar voo em direção ao asteroide Keanu e me defrontar com outras realidades tão cotidianas e comuns em nosso mundo que não me surpreendeu encontrá-las em um livro desse gênero. E lá estavam os nossos anjos e demônios de cada dia: amizade, amor, lealdade, traições, covardia, mentiras e falsidades, humanismo, religiosidade, o medo do desconhecido, o pavor da morte e o seu pesar, Deus e o desejo de desvendar o grande mistério que é a Vida. Sombra do Paraíso é uma grande e emocionante aventura.

Um estranho artefato extra-solar se aproxima do Sol, batizado com o nome do ator Keanu Reeves. A NASA, desconfiada dos interesses da Coalizão, envia Zack Stwart, badalado astronauta do momento, com uma equipe de experientes astronautas na Destiny-7, com a difícil missão de serem os primeiros a pousar em Keanu. Seja lá o que for que os tripulantes da nave Brahma (nome do primeiro deus hindu da trindade Trimúrti), liderado pelo veterano astronauta e cientista Taj Radahkrishnan, pretende em Keanu, os norte-americanos querem ser os primeiros a descobrir. No entanto, o pessoal da Coalizão está mais preparado e, ao longo da narrativa, fica evidente que eles vieram sabendo o que estavam fazendo, pois a tripulação da Brahma está sempre surpreendendo o veterano Zack Stwart. A rivalidade entre as duas agências aeroespaciais não alterará as surpresas que Keanu tem reservada para as duas equipes, e, obviamente, além dos mistérios ocultos no estranho artefato, as duas tripulações vão redescobrir a ciência e enfrentar seus próprios medos, enquanto tentam sobreviver a maior experiência de suas vidas, senão de toda a humanidade. A exploração do interior de Keanu é extraordinária, assustadora e emocionante!

Zack Stwart, o líder da missão Destiny-7, e Harley Drake, chefe da missão em terra, são os grandes heróis. Lá em cima, Zack luta para manter as equipes unidas e sobreviver aos muitos desafios encontrados no interior de Keanu, os quais são inusitados e mortíferos para eles. Lá embaixo, Harley luta para manter o governo norte-americano fora do Centro de Controle da Nasa, impedindo-os de interferirem no escopo princiopal da missão, ao mesmo tempo em que luta contra o tempo para salvar a Destiny-7 e seus tripulantes de um fim catastrófico.

Dos muitos personagens, amei de paixão: Zack Stwart, Megan Stwart, Tea Nowinski, o hindu Taj, o brasileiro Lucas Munaretto e Harley Drake. E posso dizer que odiei ou detestei: Patrick "Pogo", Yvonne Hall e Brent Bynum, pois eles puseram tudo a perder, quer seja por egoísmo, medo ou fanatismo patriótico.

Além dos ótimos personagens e diálogos criativos, a trama é outro triunfo deste livro, pois traz bons e velhos elementos da ficção científica clássica, da Era Espacial e da Guerra Fria, e insere novos elementos, mais modernos, que lhe garante um lugar entre as grande obras do gênero. Que pena que eu não possa revelar todas as boas impressões que tenho do livro sem soltar spoilers.

Sombra do Paraíso me proporcionou momentos incríveis que visualizei como em um filme. As muitas suspresas ocultas em Keanu não só surpreenderam as equipes de astronautas, mas também me deixaram impressionada. Os motivos para Keanu se aproximar do Sol e as consequências que isso traz para a humanidade são incríveis. Tão originais quanto possível. Os últimos capítulos são dramáticos, e convergem para um final surpreendente.

Da minha parte, amei o livro. Adorei a capa e o excelente trabalho gráfico e editorial da Editora Aleph. Agora, estou entusiasmada para ler os outros dois livros da trilogia. Amei os personagens, a trama, Keanu e seus mistérios, ou terrores... os desafios propostos pelos autores e a conclusão desse primeiro episódio, além de tudo o que já mencionei antes. Sombra do Paraíso é altamente recomendado, e já está entre os meus favoritos do ano! 

Comentários via Facebook

6 Comentários:

  1. Olá Livy,
    Eu ia falar da capa, mas dispensa comentários. Achei o trabalho bem bonito, mesmo.
    O enrendo parece ser bem atrativo. Eu me interessei bastante por esta história.
    E foi muito bom saber que é trilogia... hahaha.
    Já está anotado para a próxima compra.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  2. Cacilda, melhor ficção científica que você já leu? Preciso desse livro pra já haha também sou mega interessada nesses temas, eles são profundos e com um toque real que te faz ficar vidrado de verdade né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/desafio-de-genero-suspense-ultima-vitima.html
    Tem resenha nova no blog de "A Última Vítima", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Livy!
    Fiquei muito interessada no livro, até anotei na minha wishlist.
    Gosto muito de ficção científica e pela sua empolgação com a obra, já adorei.
    Fora que os autores têm trabalhos de muito peso nas costas, né?
    Dá para saber que vem coisa boa por aí!
    Estou extremamente curiosa e doida para ler o livro agora.
    :D


    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Ual, estou sem palavras. Não lembro de ler nenhum livro assim, claro que já vi inúmeros filmes, mas não livros.
    Estou super curiosa, além de amar Keanu Reeves e achar que a capa lembra Matrix, a sua resenha me deixou mega curiosa.

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Ha que lindo seu blog, eu amei cada detalhe e claro o post foi muito bem feito e com certeza vou seguir e irei visitar o seu blog com frequência.
    Muito sucesso e que Deus te abençoe cada dia mais e mais <3
    http://bymonicaminel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. De primeira não tive interesse pelo livro, mas suas recomendação é tão boa que vou até dar uma chance ☻!

    http://leitoracomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por