Adormecida: cem anos para sempre

21 julho 2015
Postado por Livy


Um príncipe aventureiro, perdido no deserto, entra em um antigo castelo em ruínas para passar a noite. Uma aura de maldição paira no lugar. Ele se vê envolvido em uma história que se repete há muitos anos e de cujo desfecho ele terá de participar, ou será para sempre prisioneiro do castelo. Assim, o príncipe acompanha o batizado de uma princesa amaldiçoada por uma estranha e sensual feiticeira, que o seduz com seu canto mágico e lhe promete poder e imortalidade.

A esta altura do campeonato tenho certeza que, para os que acompanham o blog, não é mais segredo que eu sou *cof cof* viciada em quadrinhos. Outra paixão imensa são os contos de fadas e suas releituras. Então quando eu recebi esta linda edição em capa dura de Adormecida: cem anos para sempre, da Editora BesouroBox, foi amor à primeira vista.


Segundo a autora, Paula Mastroberti, esta história é uma releitura de A bela Adormecida. Este é o primeiro trabalho em quadrinhos da Paula, que teve seu início em 1988. O interesse e amor da autora por contos de fadas surgiu desde pequena, e continuo na vida adulta. Sempre fascinada por mitologia, e leitora ávida de Andersen, Grimm e Oscar Wilde, Paula seguiu lendo os contos originais em suas versões integrais, e admirando os quadrinistas europeus de ficção científica e fantástica. Paula também estava apaixonada por frandes artistas como Gustave Doré, Arthur Rackham e Charles Robinson


De todo este amor surgiu Adormecida: cem anos para sempre. Esta versão criada por Paula é uma releitura do conto A bela adormecida no bosque ou A rosa selvagem, de Perrault ou Grimm. Este projeto foi feito lentamente, e era mais algo pessoal do que algo que ela tinha a intenção de publicar. Finalizada entre 1988 e 1990, só vinte anos depois seu conto em quadrinhos ganhou uma edição, e é resultado de grande dedicação, paciência e carinho. O resultado é magnífico, eu realmente estou encantada com seu trabalho cuidadoso, meticuloso e detalhista.


Cada página desta HQ foi feita separadamente por Paula, e em cada uma ela assinou com o mês e data da finalização do trabalho. Cada página foi feita individualmente, e depois juntadas para formar a história de Adormecida: cem anos para sempre. Eu fiquei impressionada com a paciência que ela teve para desenvolver seu projeto, que demorou dois anos para ser concluído. 


A história em si está muito bem contada, e demonstra toda a maldade, frieza e sedução da feiticeira, e toda a obscuridade da maldição. Também me chamou a atenção as cores que a Paula utilizou: cores fortes, em sua maioria tons pastéis, mas a cor predominante é o verde. Me pergunto se ela utilizou deste meio para enfatizar ainda mais a terrível maldição e o jugo da feiticeira, como algo pérfido, doentio, etc., pois foi esta a impressão que tive.


Outro ponto que me chamou a atenção é a riqueza de detalhes e o traço de Paula. Aqui cada detalhesé lindamente e ricamente desenhado, e eu adorei o resultado. Eu, como desenhista e admiradora de quadrinhos e arte, fiquei realmente admirada. Cada página é uma obra de arte por si própria, e em conjunto formam uma obra que dá gosto de se ter na coleção. 

Adormecida: cem anos para sempre foi publicado pelo selo 8Inverso da Editora BesouroBox, selo que publica as graphics novels e quadrinhos da editora.

Para saber mais acesse: http://www.besourobox.com.br/ ou http://www.besourobox.com/8-graphics-ct-d2dbb.

  ISBN 978-85-62696-17-6 | Ano 2012 |  48 Páginas | Valor: R$51,00 | Volume Único | Formato 28,5cm x 21,5cm Arte e história por Paula Mastroberti | Editora BesouroBox | Selo 8Inverso
Livro cedido pela editora para resenha
Classificação: ♥♥♥

Comentários via Facebook

13 Comentários:

  1. OMG Livy, como eu amei essa edição! Perfeita demais! Fui praticamente transportada por meio das suas imagens! Já quero! *-*
    Amo teu cantinho. O acho lindo demais da conta! <3
    Bjocas e parabéns pela ótima resenha!
    [Um dia me livro...]

    ResponderExcluir
  2. Oie Livy =)

    Os traços dessa graphic novel são livros *-* Amei as cores usadas também!
    Confesso que não sou lá muito fã da Bela Adormecida, mas fiquei bem curiosa para conhecer essa releitura.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Mesmo que não tenha nada a ver, "Adormecida" me lembrou "Outlander", não sei por que hehehe

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  4. Que livro lindo. Estou com inveja de você que só mostra livros lindos aqui. Um mais bonito que o outro hehe. Não sou tão fã de quadrinhos assim, mas amo contos de fadas e me interessei muito por ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Livy!
    Que lindo! *O*
    Estou encantado. A autora realmente foi bem cuidadosa ao desenvolver este quadrinho. Eu curto bastante o gênero e já quero na minha estante.
    Adorei.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Uau que livro lindo!
    Mais lindo ainda é o seu blog! Apaixonada! <3
    Beeijos

    www.ataquedamodaa.com

    ResponderExcluir
  7. Uau que livro lindo!
    Mais lindo ainda é o seu blog! Apaixonada! <3
    Beeijos

    www.ataquedamodaa.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei da dica Livy. Parece ser uma obra linda e digna de colecionador. Parabéns para a autora por tanta dedicação e carinho! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. OMG Livy, que edição de HQ magnífica!
    Fiquei de queixo caído quando vi a foto de uma personagem no vestido logo ali encima, com as rosas, as fadas, o trono em vermelho, tudo muito impactante e harmonioso, que fala os sentimentos por si só!
    Muito lindo e caprichado.
    Abraços! Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
  10. Que coisa mais linda esse HQ, Liv! O primeiro que li foi O cão que guarda as estrelas, por indicação sua como sempre, rsrs. Fiquei curiosa para ler esse, e achei os desenhos lindos demais. Infelizmente ele está meio salgado para meu bolso no momento, mas vou botar na listinha de desejos :)
    Beijos!

    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  11. Uau, que bonito! Gosto bastante de releituras de contos de fadas e essa HQ ta bem bonita. Deve ser legal ver que teve todo um trabalho de anos por trás da edição bonitinha e publicada. Também não conhecia o selo da editora e gostei de ver que eles investem nesse mercado de quadrinhos. :D

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Livy,
    Primeiro preciso dizer que a postagem me chamou muito a atenção pela foto linda! Depois, ao ver as outras fotos (pois eu as vi antes de ler, haha) fiquei tipo: '0'. Que coisa mais linda! Eu não costumo ler quadrinhos, mas não é porque eu não gosto, é só porque não tenho em mãos, mas acho o máximo! E essas histórias, de príncipe, princesa amaldiçoada e feiticeira me encanta bastante. Fiquei ainda mais animada ao saber que se trata de uma releitura de A Bela Adormecida, que eu gosto muito. Enfim, amei amei amei o post!
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por