HQ Star Wars - A guerra nas estrelas, uma história que você nunca viu!

08 julho 2015
Postado por Livy


Há muito tempo, em uma galáxia ainda mais distante…
Adaptação do primeiro esboço do roteiro original de George Lucas para o que viria a se tornar Star Wars. Mas esta galáxia distante de muito tempo atrás é diferente daquela que você viu nos filmes. Prepare-se para altas aventuras e duelos de espadas laserCavaleiros JediCavaleiros Sith, uma familiar princesa Leia, um Han Solo muito diferente e uma batalha para derrotar um Império maligno! 

Eu adoro quadrinhos! Acho que a esta altura do campeonato não é nem segredo mais! E também não é segredo que eu sou super fã da saga Star Wars, graças aos filmes que assisti desde pequena, e aos livros que tenho lido ultimamente e resenhado aqui no blog. Então, quando vi essas HQs editadas pela Panini Comics, fiquei encantada de imediato. Comprei sem parar para pensar e li de um só fôlego. Nos parágrafos a seguir comentarei sobre estes dois volumes com algumas fotos para ilustrar esse belíssimo trabalho. Vamos lá!


Até a recente Grande Rebelião, os Jedi-Bendu eram os guerreiros mais temidos do universo. Durante cem mil anos, gerações de Jedi aperfeiçoaram sua arte como os guarda-costas pessoais do Imperador. Foram os principais arquitetos da invencível Força Espacial Imperial, que expandiu o Império por toda a galáxia, desde o equador celeste até os mais longínquos confins da Grande Fenda. Agora esses lendários guerreiros estão quase extintos. Um por um. Foram caçados e destruídos como inimigos do Novo Império por um feroz e sinistro grupo de guerreiros rivais, os Cavaleiros Sith. - Introdução do volume 1. 

Bom, já nessa introdução dá para perceber que o que temos nestes quadrinhos é algo totalmente novo dentro do universo expandido de Star Wars. Sim, essa história é completamente diferente de tudo o que você já leu ou viu em Guerra nas Estrelas. Na realidade, é o roteiro original, a ideia conceptual de George Lucas, que ele criou na metade da década de 1970. Em termos gerais, o que você vai encontrar nesses dois volumes do HQ é o que George Lucas tinha em mente para filmar Star Wars. Em cima desse roteiro inicial, uma equipe de artistas composta por designers e desenhistas, que fizeram milhares de esboços sobre os personagens, localidades, espaçonaves, armas, robôs e criaturas, para o projeto, até Lucas decidir mudar todo o roteiro.


Felizmente ele tomou essa decisão radical, pois se ele não o tivesse feito, o Star Wars que nós conhecemos hoje, não existiria – pelo menos, não da forma como é hoje. E, claro, tenho certeza que não teria se tornado o grande ícone que é hoje se George Lucas tivesse mantido este roteiro original. É o que evidenciam as HQs, que trazem um Luke Skywalker mais velho, Han Solo na forma de um lagarto verde (sim, acreditem!), Leia que não é filha de um Anakin que, por sua vez, não é Skywalker, mas que aqui não será pai dela ou de Luke. Também mostra um Chewbacca completamente diferente, apesar de peludo, e os androides R2-D2 e C-3PO também em performances completamente diferente das que vimos nos filmes. Os Jedis também são retratados de forma diferente, tanto quanto na sua origem quanto na sua participação na política galática. O Imperador Palpatine não existe, assim com Yoda e outros Jedis. Os Siths são completamente diferentes dos filmes, e Darth Vader, pasmem, não é Lorde Sith (E sua aparência? Totalmente diferente do que você está acostumado). 


Confuso? Estranho? Só por esses aspectos gerais dá pra perceber que Star Wars está de pernas pro ar! E não é pra menos! Para transformar o roteiro original de Star Wars em HQ, os idealizadores do projeto fizeram uma extensa pesquisa nos arquivos da Luscas Film, e desencavaram milhares de artes conceptuais feitas originalmente para os  filmes da primeira trilogia, episódios IV, V e VI. Muitas desses trabalhos artísticos não foram utilizados nos filmes, modificados ao longo das filmagens. Desta forma, muitos esboços e ideias não aproveitadas foram inseridas no projeto das HQs, bem como outros elementos e ideias que não existiram naquela época e que o roteiro original exigia. 


Os desenhos ficaram a cargo de Mike Mayhew, um ilustrador de renome do mundo dos quadrinhos que já trabalhou para diversos projetos das principais publicadoras de gibis do mundo, como a Dark Horse Comics, DC Comics, Marvel Comics, além de projetos de filmes da Fox, como O Quarteto Fantástico, e da Warner, como Superman Returns. Nos quadrinhos ele é autor de belíssimos trabalhos nas HQs de Vampirella, Elektra, She-Hulk, Zorro, X-Men Origins, Savage, entre outros. Seu estúdio fica em Glandale, Califórnia, e seu site oficial você pode conferir nesse link: http://www.mikemayhewstudio.com/index.asp. Ou você pode conferir alguns dos seus belos trabalhos artísticos para capas de gibis nesse link: http://marvel.wikia.com/Mike_Mayhew.

Além da história, as HQs dessa série Legends, você também vai poder desfrutar de esboços inéditos feitos para o projeto desse roteiro original, com belíssimas artes conceptuais de Star Wars, e descrições pormenorizadas de cada uma delas. 


Para finalizar, o que mais me chamou a atenção nesse roteiro original é que ele serviu de base para George Lucas extrair todos os seis filmes que foram às telas dos cinemas. Nomes utilizados aqui, como Alderaan, que foi o lar de Leia Organa no quarto filme da saga, é na HQ a capital do Império Galático - Coruscant (capital da República nos episódios I, II e III) não existe, ainda -, pois foram remanejados nos filmes com outras finalidades. Isso também ocorre com os nomes de alguns personagens que passaram a existir nos filmes de forma diferente, como Han Solo, que deixa de ser um lagarto verde e passa a ser o sarcástico contrabandista na pele de um humano; R2-D2, que nas HQs fala e é um chatinho irritante, nos filmes emite apenas sons de blips e blops, se comunica apenas por interfaces. Entre outros elementos muito interessantes, que você vai poder conferir nestas HQs. 


Desta forma, se você quer conhecer como os seis filmes de Star Wars surgiram, precisa ler esses dois HQs, e olha, eu recomendo! Nunca tinha visto ou ouvido falar das ideias iniciais de George Lucas para Star Wars e gostei de conferir! Além disso, os quadrinhos estão fantásticos, qualidade impecável e uma arte de deixar o queixo caído! Que a Força esteja com você, também!

Ano 2015 |  114 Páginas | Valor: R$16,90 | Dois Volumes |
Roteiro por J. W. Rinzler | Ilustrações por Mike Mayhew |
Editora Panini Comics | Tradução de Magda Lopes e Paulo França 
Classificação: ♥♥♥ 

Comentários via Facebook

6 Comentários:

  1. Oie Livy =)

    Ainda não li a Graphic Novel que eu comprei rs..., mas nesse feriado lindão que está chegando ela com certeza será uma das minhas leituras.

    Adorei a resenha e essas ilustrações são maravilhosas *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Oi Livy
    Que post mais lindo, amei as fotos.

    Faz pouco que li a triologia e já adquiri dois HQs, são ótimos!!
    Pretendo em breve ler o livro Kenobi.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uau Livy, que demais.
    Não sabia da existência desses HQs.
    Achei divino saber as ideias conceptual de George Lucas.
    A Panini mandou bem nessa edição.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  4. Han Solo na forma de um lagarto verde? Não conhecia essa HQ e achei super interessante!

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Livy,
    Acredita que eu ainda nao assisti aos filmes? Eu sei, vergonha. Mas a verdade é que a premissa de Star Wars nao me desperta atenção, e tenho mais curiosidade de assistir por ser o icone que é.
    Anyway, não tinha ideia que o roteiro original era tão diferente assim. Acho que para quem é fã da série, deve ser bem interessante (e um pouco estranho) vem qual era a ideia original do george lucas.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gente, mas que edição mais linda!!! Eu nem sou muito viciada em Star Wars ou em HQs, mas as ilustrações ficaram muuuito lindas, e adorei sua resenha, até fiquei na vontade de ler *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por