Especial Aniversário de H. P. Lovercraft (1890 – 1937)

24 agosto 2015
Postado por Livy


Este mês foi aniversário de 125 anos de um dos grandes autores da literatura: H. P. Lovecraft. E hoje vim falar um pouco sobre ele e seus livros. Em 20 de Agosto de 1890 nasceu Howard Philips Lovecraft, em Providence, Rhode Island, USA. Ele foi um escritor estadunidense que se especializou no estilo horror gótico, introduzindo elementos de fantasia e ficção científica em suas histórias. Lovecraft foi criado praticamente pela mãe e pelo avô, e em sua infância foi bastante influenciada pelas obras da Ilíada e Odisseia, de Homero, e clássicos do terror gótico. 

Dagon foi o seu primeiro trabalho profissional, publicado em 1923 na revista Weird Tales. Lovecraft, pelo conjunto de sua obra, é, sem dúvida, o legítimo sucessor de Edgar Allan Poe. Sua obra se imortalizou com o seu nome e ele se tornou referência literária no século XX para escritores de peso como Stephen King, Alan Moore, Neil Gaiman, Robert E. Howard, entre outros. 

Suas histórias são exclusivamente voltadas para o horror, com personagens opondo-se a gnose e ao misticismo, ante o medo das trevas que se antevia adiante, e valores culturais, religiosos e morais criados por importantes movimentos: Iluminismo, Romantismo, Cristianismo e Humanismo. Ele criou o grimório Necronomicon e o Mito Cthulhu em uma série de terror sombrio e envolvente, gerando criaturas e anti-humanos saídos de pesadelos inimagináveis. 

Ao longo de sua vida, Lovecraft sofreu de pesadelos terríveis, e muitos desses pesadelos foram transformados em contos. E isso, certamente, também influenciou a narrativa em seus contos em primeira pessoa e o envolvimento do narrador nos acontecimentos narrados é o elixir utilizado por Lovecraft para seduzir os seus leitores. 

H. P. Lovecraft não só influenciou escritores de peso como Neil Gaiman e Stephen King, como também se tornou influência obrigatória de bandas de rock como a italiana Abgot, a ucraniana Ossadogva, a francesa Dylath-Leen, a britânica Artic Monkey, entre outras. As obras de Lovecraft também influenciaram videogames, como: Fallout 3, Doom, Quake, Castelvania, Terraria e Call of Cthulhu.

O conto The Haunter of the Dark, de novembro de 1935, foi o seu último conto escrito e publicado. Lovecraft também usou vários pseudônimos para suas obras: Lewis Theobald, Humphrey Littlewit, Ward Phillips, Edward Softly. Depois de uma vida conturbada, Lovecraft faleceu em Providence, vítima de um câncer no intestino, em 18 de março de 1937. 

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado do post de hoje, bem simples, mas para que conheçam mais sobre um dos autores mais importantes do gênero e da literatura.

Beijos e até o próximo post! 

Comentários via Facebook

4 Comentários:

  1. Adoro os livros dele *O*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogmeubaudeestrelas

    ResponderExcluir
  2. Dos contos do Lovecraft que li até agora o meu favorito é O Horror de Dunwich, que achei muito macabro e assustador.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Livy!
    Nunca li nada do Lovecraft, mas tenho curiosidade de conhecer esse estilo macabro do autor.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou bem medrosa, confesso, então é provável que eu não leia nada desse autor tão cedo, mas é bom saber mais sobre sua história e suas obras. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por