[Resenha] Baseado em Fatos Reais, de Fernando Moreira

31 agosto 2015
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788522031429
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 264
Editora: Agir
Classificação: ♥♥♥♥ 
Todo mundo já ouviu um caso ou presenciou uma cena em que a vida real conseguiu ser mais estranha que a ficção, e todo autor que se preze já usou uma conversa entreouvida no bar ou no ônibus como ponto de partida para a sua próxima obra. Tendo em mãos o melhor arquivo de histórias verídicas quase boas demais para ser verdade, Fernando Moreira resolveu ir além, inspirando-se nas notícias publicadas pelo Blog Page Not Found, criou 14 esquetes que vão fazer rir, pensar e se emocionar. Seja nas ruas gélidas de São Petersburgo, seja na ensolarada Flórida, tudo aqui é verdade, bem, pelo menos em parte…

Fernando Moreira é jornalista fundador do blog Page Not Found que, desde 2006, tem publicado notícias pra lá de inusitadas e interessantes. Na esteira do sucesso do blog, Fernando decidiu escrever um livro com 14 histórias, de centenas de outras presentes no Page Not Found, inspiradas em notícias que beiram o improvável e o absurdo.

Todas as histórias, em forma de conto, são narradas de forma irreverente e com um toque de jornalismo crítico. Fernando Moreira tem uma narrativa bastante peculiar e cativante. Em cada história ele procurar extrair algum tipo de lição de cada caso contado.

Jordane ignorou o fato de Josh ter se transformado em doador de órgãos após o casamento e decidiu enterrar o marido com o coração de Christopher. O velório foi curto. O funeral, mais ainda. A viúva decidiu regressar a Charleston. Para a mesma casa. Cinco meses depois, conheceu na igreja metodista um homem de 66 anos, divorciado pela terceira vez. Ela se encantou e resolveu se dar mais uma chance. O empresário parecia perfeito para ela: era frio, calculista e insensível. Sem coração. - pág. 32

O primeiro conto: Coração de Chumbo, e o segundo: Adeus, Stalin, são os meus favoritos. Mas há outros que são, ora engraçados, ora tristes, ora assustadores, ora absurdamente improvável:

  • O terno da noiva; 
  • A lista de Marija; 
  • As meninas de Tacna; 
  • O caminho da perdição; 
  • Três casamentos e uma vingança; 
  • Vestido azul, casaco cáqui e bota marrom; 
  • O galã de Loch Ness; Rocky Balboa; 
  • O canibal de Heidelberg; 
  • Meia verdade, meia mentira, meia palavra; 
  • A segunda vez; 
  • O boto do Nilo. 

Padre, misericórdia, preciso da sua benção. E preciso que o senhor também dê a sua benção ao meu caminhão. - pág.215

Baseado em Fatos Reais é um daqueles livros que você lê de um só fôlego, e a cada nova história quer saber mais e mais, pois, ao contrário da ficção, esses contos são fatos do cotidiano de pessoas que só se tornam famosas quando viram notícia.

É uma boa leitura para quem está procurando um livro despretensioso e diferente do habitual, com um quê de noticiário das oito. Os amantes das notícias instantâneas na internet também vão adorar esse livro.

Sem tirar o avental salpicado de sangue e cego de fúria, Igor entrou no Samara enferrujado e desapareceu na névoa de óleo queimado que se espalhou pela rua.  - pág. 40

Comentários via Facebook

3 Comentários:

  1. Eu fiquei bem curiosa com esse livro! Vou procurar!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogmeubaudeestrelas

    ResponderExcluir
  2. Olá Livy,
    Voltei de novo. Prometo não desaparecer nunca mais... rs
    Adoro contos.
    Não fiquei sabendo desse livro não, adorei conhecer, com certeza vou adquirir na minha próxima compra.
    Achei a ideia do autor bastante interessante. Gostei mesmo.
    Agradeço a dica.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Livy,
    Apesar de ter achado a ideia do livro interessante, contos nao funcionam comigo. Acho que por conta do tamanho reduzido nao consigo me envolver com a estória e acabo ficando sem vontade de continuar a leitura.
    Não conhecia o blog do autor. Vou conferir.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por