[Resenha] Ascensão da Força Sombria, de Timothy Zahn

09 setembro 2015
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788576572107
Série: Vol. 2, Trilogia Thrawn
Tradução: Fábio Fernandes
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 504
Editora: Aleph
Classificação: ♥♥♥  Favoritado!
No segundo volume da consagrada Trilogia Thrawn, a luta de Luke, Han e Leia em defesa da Nova República continua. Mais uma vez, eles enfrentarão as tropas imperiais dissidentes, comandadas pelo poderoso grão almirante Thrawn. Quando Talon Karrde é capturado por forças inimigas, Mara Jade relutantemente recorre à ajuda de Luke Skywalker, que é forçado a interromper seu treinamento com um curioso mestre para ampliar o domínio da Força. Enquanto isso, Han Solo e Lando Calrissian seguem com suas investigações, a fim de descobrirem um possível traidor da Nova República. E, cumprindo a promessa feita a Khabarakh, Leia Organa viaja a Honoghr em busca de novos aliados contra a tirania de Thrawn.

Ascensão da Força Sombria é o segundo volume da sensacional trilogia Thrawn, da série Legends, que está inserida no Universo Expandido de Star Wars. Para quem ainda não sabe, o Universo Expandido, segundo a StarWars.Wikia.com, arremete a um período de anos que se inicia há 25 mil anos antes de A Ameaça Fantasma (Episódio I) e vai até 137 anos depois de O Retorno de Jedi (Episódio VI). Somente histórias aprovadas e oficializadas pela Lucasfilm podiam fazer parte da expansão. Desta forma, nada do que está inserido nos livros, gibis, animações, desenhos e filmes, do UE pode contradizer os acontecimentos narrados nos seis filmes da série cinematográfica. A série Legends foi criada para diferenciar as novas narrativas que ocorrem após os seis episódios oficiais, já que, após 2014, devido a nova trilogia oficial da saga, nenhuma inserção poderá ser feita no Universo Expandido a partir do sétimo episódio sem esse selo.

Da minha parte, todos os livros de Star Wars, da saga oficial ou do Universo Expandido, serão sempre bem-vindos. Eu amo essa saga e estou ansiosa para finalizar essa trilogia Thrawn que, a meu ver, é uma das melhores que já li. A Editora Aleph está se superando a cada nova publicação de Star Wars. Além das capas primorosas, o layout e a arte gráfica são sensacionais.

O legal dessa trilogia é que Timothy Zahn conseguiu resgatar toda a beleza da narrativa, aventura e ação dos três filmes clássicos de Star Wars (episódios VI, V e VI), mantendo os personagens originais daqueles filmes: Luke Skywalker, Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, Lando Calrissian, R2D2, C3PO, entre outros. Para os fãs da saga original, isso é um prato cheio.

Cinco anos após os acontecimentos narrados em O Retorno de Jedi, em Ascensão da Força Sombria, continuação de Herdeiro do Império, vamos encontrar Han Solo, Leia e Luke as voltas com os problemas inerentes a organização da Nova República. Portanto, além dos desdobramentos das situações e consequências vistas naquele primeiro volume, envolvendo as personagens principais, além da ação e aventura típica da saga, ainda teremos nesse segundo volume novos acontecimentos voltados para uma política cada vez mais conturbada, sabotagens de insurgentes dedicados ao antigo regime imperial, entre outros casos. Destarte, podemos contar com muitas tramas e subtramas, além da inserção de novos personagens.

Thrawn está de volta, agora muito mais perigoso e mortífero, após se recuperar de sua fragorosa derrota no porto de Sluis Van, para seguir as pistas de uma mítica frota de naves de guerra da época das Guerras Clônicas. Leia está grávida de Solo e Luke Skywalker alia-se a um misterioso mestre Jedi que lhe promete aperfeiçoar os seus poderes da Força.

Com a separação dos três personagens principais, mais Lando Calrissian que passa atuar com Han Solo, Timothy Zahn trabalha sua narrativa em três frentes: Leia parte em ação diplomática; Han e Lando riscam a galáxia de ponta a ponta para investigar essa lendária frota de naves corelianas desaparecidas; Luke conhece o último mestre Jedi chamado C'Boath, único capaz de lhe ensinar os últimos mistérios do poder da Força. E nesse meio tempo temos Talon e Mara que, com Thrawn, roubam com frequência as cenas mais impactantes do livro.

Destes, me simpatizei ainda mais com a princesa Leia, Han Solo, Mara e o temível Thrawn. Apesar de vilão, o sujeito cumpre bem o seu papel; me fez lembrar de outro vilão que cativou os fãs, e a mim, desde sua primeira aparição no Episódio VI: Darth Vader.

Zahn se esmerou para manter o visual e a linha narrativa que vemos nos filmes de Star Wars da trilogia clássica. A diplomacia, a ação, a aventura e as tramas, além da caracterização das personagens clássicas e novas, são típicas daqueles filmes. Isso, por si só, faz de Ascensão da Força Sombria uma leitura necessária e indispensável para todo e qualquer fã de Star Wars. Arrematando tudo isso está a ótima narrativa do autor, a qual flui de forma fácil, ágil e envolvente. Amei! Favoritei! Recomendo! Boa leitura!

Veja também:

Herdeiro do Império

Comentários via Facebook

6 Comentários:

  1. É com muita vergonha que admito que ainda não vi nenhum filme de Star Wars
    Mas, coloquei na cabeça que assistirei todos até a estreia do próximo filme
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Livy!!!
    Terminei de ler esse livro semana passada e, nossa, que demais!!!
    Concordo contigo, o esmero de Zahn é notável e estou ansiosíssimo pelo último volume. Minha única reclamação (sou super fã de star wars, preciso reclamar, entende?) é que devido a separação dos personagens, não teve muitas cenas boas de C3PO e R2D2. Nos filmes eles sempre participam de algo juntos, gostaria de ver nos livros também. De resto, sensacional! Fora o trabalho impecável da Aleph, né não??
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gente eu preciso começar a seguir!!!

    São tantas coisas que nem sei por onde começar sabe? Acho que vou acabar começando por essa trilogia, Aleph agraciando os fans como sempre kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Livy =)

    Juro que por um momento achei que era o Gandalf na capa. Sério está muito parecido XDD
    Mas, o que falar de Star Wars e dessa trilogia que ainda não consegui ler e já gosto tanto rs...
    Acho que vou pedir um empréstimo viu ;)

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Amo demais Star Wars, A Editora Aleph está surpreendendo a cada edição, Não vejo a hora de completar minha coleção, Bjoos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ei Livy! Tudo bem Flor?

    É incrível como encontro no seu blog os livros que eu me identifico. Estou no capitulo 24 da leitura desse livro é estou amando. Em especial também gosto do vilão. Eu tenho uma queda por esses personagens, afinal sem eles não tem historia.

    Um forte abraço, Beijos.
    Estefania Cristina
    http://escritoraestefaniacristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por