[Resenha] Isla e o Final Feliz, de Stephanie Perkins

29 janeiro 2016
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788580577396
Série: Anna, Lola e Isla, vol. 3
Tradução: Amanda Moura
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Classificação: ♥♥♥♥ 
Sinopse: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. 


Stephanie Perkins é uma escritora estadunidense, autora dos livros: Anna e o Beijo Francês Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Ambos livros da mesma série. Li, agora, o último livro, Isla e o Final Feliz, editado no Brasil pela Editora Intrínseca, que mais uma vez evidencia o jeito divertido e agradável dos romances escritos por Stephanie. Aliás, recomendo que leia os outros livros, antes de ler este. Pois personagens queridos da série aparecem aqui e fecham um ciclo.


Neste romance de Stephanie Perkins, nos deparamos com Isla, uma adolescente tímida que está de férias em Nova York. Ela estuda na SOAP, um colégio em Paris. Após retirar os sisos, meio drogada pelos analgésicos, faminta (pode, e acabou de extrair os sisos!), Isla decide fazer uma parada para um lanche rápido, e aí acaba esbarrando com Josh, o garoto por quem ela é apaixonada há um tempão, e que também está de férias escolar de verão. Filho de Senador, ótimo desenhista, bonito, simpático e, o melhor de tudo, ele corresponde as tentativas de Isla em se aproximar dele. Bom, e aí a coisa só vai engrenar mesmo lá em Paris, quando Isla e Josh se reencontram outra vez e, vencendo a insegurança e a timidez, os dois  iniciam um romance.

É meia-noite, está abafado, e eu devo estar muito dopada por causa dos analgésicos, mas aquele cara - aquele cara bem ali - é ele. O cara."

Stephanie Perkins conseguiu me prender de tal maneira que eu não conseguia dormir. Deitava com o livro pra ler apenas algumas páginas, e quando via atravessava madrugada a dentro. Ela, literalmente, não me deixava dormir. Eu simplesmente não conseguia parar. Estava completamente envolvida neste romance fofo e delicioso, narrado em primeira pessoa pela própria Isla. Sua narrativa é maravilhosamente deliciosa. Seus personagens são simples e pueris, na maioria das vezes, porque seus livros falam justamente de adolescentes; e descrevem a vida atrapalhada, tumultuada, e nem sempre fácil, de uma fase de nossas vidas que dá o que falar. Este livro, assim como os outros, aborda muito bem o tema do amor na adolescência, aquela descoberta do primeiro e verdadeiro amor.


O interessante nesse livro é a justamente a construção do amor que se dá entre Isla e Josh, que vai se fazendo aos poucos, tomando forma como num desenho que um artista vai esboçando. É até bonito e encantador, e, lá pelas tantas, estamos aprisionados pela sutileza desse romance. É difícil não se apaixonar por Josh. Ele é o que se poderia dizer “o sonho de toda garota que procura alguém próximo a um príncipe encantado"! Sério! Eu realmente fiquei encantada com ele e por sua alma de artista. Aliás, eu amei muitas passagens do livro, que traziam uma beleza e sutileza que aquecia meu coração.

Estico a mão direita, que está tremendo, e, como se todos os meus sonhos tivessem se tornado realidade, Joshua Wasserstein entrelaça os dedos nos meus. Uma descarga de energia é disparada em minhas veias. E vai direto para o coração.

- Nossa. Esperei muito tempo para fazer isso - diz ele. Não tanto quanto eu."

Para mim, o único ponto negativo do livro é a personalidade da Isla. Ela é meiga e fofa, eu gostei dela, mas em alguns momentos ela me irritou um pouquinho. Não que ela seja extremamente irritante ou algo do tipo, mas é que algumas de suas atitudes me faziam querer arrancar os cabelos. Ela finalmente consegue estar com o cara por quem sempre foi apaixonada, e ainda consegue ficar criando problemas onde não há! Além de que ela é muito insegura a cerca de si mesma. Em contrapartida, eu tentei bancar uma de psicologa enquanto lia e ia analisando a personalidade de Isla. E, por fim, meio que relevei seus erros que me irritaram. Afinal, ela é apenas uma adolescente procurando seu lugar no mundo. E, por fim, até me identifiquei com Isla, afinal, eu mesma já fui e ainda sou uma pessoa cheia de receios, medos e incertezas. E quem não é? Lá para o fim do livro ela toma jeito e vai se apercebendo de seus erros. E eu gostei muito disso, porque é perceptível que Isla quer amadurecer e mudar, ou pelo menos tentar.

Um outro ponto que se deve considerar nos romances de Perkins, é que ela acaba fazendo conexão entre os seus romances inserindo personagens de um no outro, sem que as histórias tenham uma ligação direta. Por exemplo, para quem já leu Anna e o Beijo Francês sabe que Josh está lá, e agora vai poder o conhecer mais a fundo. Isto faz com que se crie uma empatia em seus leitores pelos personagens, e não somente pela história. O que, a meu ver, é muito legal. Quantos livros que lemos de autores que gostam de fazer séries que os personagens construídos agradam num livro da série e noutro não? E, da mesma forma, quantos personagens que nascem num determinado livro e morrem com ele que gostaríamos de ver continuado em obras seguintes do autor? Stephanie Perkins inovou quanto a isso!


Em Isla e o Final Feliz temos as participações mais que especiais de Anna e Étienne, e Lola e Cricket. E uma das minhas cenas favoritas no livro é quando estas participações acontecem. Para quem amou Anna e o Beijo Francês, como eu (que é meu livro favorito da série), vai amar a aparição destes dois e o desfecho que Stephanie Perkins deu para eles. Eu morri de amores e meu coração transbordou de alegria. Muito amor!

No geral, adorei Isla e o Final Feliz. É um bom romance, lindinho, com personagens interessantes e uma leitura agradável. E o final é maravilhoso! Até suspirei! Eu recomendo! Boa leitura!



Comentários via Facebook

6 Comentários:

  1. Oi Livy
    Eu tenho mt vontade de ler esse livro mas sempre esqueço de procurar na livraria!
    Hehehehehehehe
    Mas semana q vem qd receber vou dar uma olhada e quem sabe comprá-lo!
    Adorei sua resenha!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tá na minha wishlist para esse ano ♥ Acho que vou comprar em breve :)
    Adorei sua resenha! Beijos

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Começo esse comentário já expressando que eu queria MUITO, MUITO MESMO conseguir ler um livro da Perkins, falo isso pois já tentei ler Ana e o Beijo Francês umas 4 vezes e sempre acabo desistindo da leitura, mesmo assim adquiri o Lola e o garoto da casa ao lado em uma promoção mas estou meio receosa de pegar e ser a mesma experiência negativa :( Mas enfim, que bom que você gostou do livro e que ele te prendeu tanto assim, como livros que me tiram o sono, hahaha, ótima resenha.

    ✶ Voando Sem Peter ✶

    ResponderExcluir
  4. Comprei "Isla e o final feliz" pela internet e estou só esperando chegar para me atracar na leitura. Sua resenha me deu mais vontade ainda de lê-lo!

    Beijos! | ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ameiii, sensacional este livro, agora tenho que ler os outros, porque comecei pelo último

    ResponderExcluir
  6. ameii, Super indicado, só comecei pelo contrário agora preciso ler os outros livros da autora.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por