[Resenha] O Despertar do Príncipe, de Colleen Houck

27 janeiro 2016
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788576572169
Série: Deuses do Egito
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 384
Editora: Arqueiro
Classificação: ♥♥♥♥♥ 
Sinopse: Aos 17 anos, Lilliana Young tem uma vida aparentemente invejável. Ela mora em um luxuoso hotel de Nova York com os pais ricos e bem-sucedidos, só usa roupas de grife, recebe uma generosa mesada e tem liberdade para explorar a cidade. Mas para isso ela precisa seguir algumas regras: só tirar notas altas no colégio, apresentar-se adequadamente nas festas com os pais e fazer amizade apenas com quem eles aprovarem. Um dia, na seção egípcia do Metropolitan Museum of Art, Lily está pensando numa maneira de convencer os pais a deixá-la escolher a própria carreira, quando uma figura espantosa cruza o seu caminho: uma múmia — na verdade, um príncipe egípcio com poderes divinos que acaba de despertar de um sono de mil anos. A partir daí, a vida solitária e super-regrada de Lily sofre uma reviravolta. Uma força irresistível a leva a seguir o príncipe Amon até o lendário Vale dos Reis, no Egito, em busca dos outros dois irmãos adormecidos, numa luta contra o tempo para realizar a cerimônia que é a última esperança para salvar a humanidade do maligno deus Seth. Em O despertar do príncipe, Colleen Houck apresenta uma narrativa inteligente, cheia de humor e ironia.

Colleen Houck é a aclamada autora da série A Maldição do Tigre. O Despertar do Príncipe é o primeiro volume da série Deuses do Egito. Já li um parte da outra série da autora e gosto muito de seu estilo narrativo, além do modo como aborda a mitologia. Então, comecei O Despertar do Príncipe toda empolgada, por dois motivos: primeiro porque amo mitologia egípcia, e é raro ver livros que abordem o tema; segundo pois sei do potencial que Colleen Houck tem. Mas confesso que acabei me decepcionando um pouqinho com esta nova série. 

Inicialmente, uma das coisas que me chamaram atenção é a belíssima capa com letras em relevo com toque ofuscante, brilhante, conforme você gira o livro nas mãos. Também gostei das ilustrações dividindo as três partes da história, são belíssimas, no estilo de mandalas egípcias. 


Falando da história, na metade do livro para o final o ritmo fica empolgante e é ação atrás de ação, bem ao ritmo dos filmes de aventura. Mas até que isso aconteça, a primeira metade, talvez um pouco mais, é bem chata e se arrasta como uma múmia, sem querer fazer trocadilhos. 

Das personagens, a Lily mostrou-se bem antipática, com raros momentos bons; talvez, o que de fato faltou para a garota rica de 17 anos foi carisma, ela parece o centro do mundo, ou o umbigo do mundo, e todos os homens parecem ver nela a única mulher na face da Terra. Isso pra não dizer o quanto ela é mimada. Collen Houck, a senhorita tem problemas com protagonistas mulheres? Por que as suas só conseguem ser irritantes? Já Amon, o príncipe-múmia, me agradou muito mais, pois penso que Colleen dedicou a ele toda sua atenção, criando ao seu redor uma aura que atrai nossa empatia desde o momento em que ele surge na história. Penso que sem Amon, O Despertar do Príncipe não teria se sustentado apenas com Lily.

Um outro aspecto interessante do livro é a cultura egípcia. Colleen caprichou nas informações, bem como nas descrições; é quase uma enciclopédia romanceada. Esse, pelo que percebo, é um dos pontos fortes da autora. Assim como na sua outra série, ela consegue dar vida, com perfeição, à mitologia que traz no livro. A narrativa da autora, mais uma vez, acabou prendendo a minha atenção por esses detalhes. Colleen esmerou-se por criar uma atmosfera mágica, glamourosa e cheia de mistério mitológico. E isso salva boa parte da trama arrastada do início, onde Lily faz o favor de contar toda a sua vidinha chata. 

Mas, enfim, o final recuperou o início parado e gerou em mim uma grande expectativa pelo segundo volume da série. O Despertar do Príncipe acabou se tornando uma aventura divertida e interessante, no decorrer da leitura, terminando com a promessa de que os episódios subsequentes não farão por menos. Se você sobreviver ao início vagaroso, o restante promete muita jovialidade, com aventura, magia, romantismo, fantasia, ação e reviravoltas ao longo da série, bem característico da Colleen.



Comentários via Facebook

6 Comentários:

  1. Oi Livy!
    Ainda n li a 'Maldição do Tigre' mas falam mt bem e fiquei interessada nessa nova série! A história parece ser bem 'educativa' na parte histórica.
    Mais pra frente darei uma chance ao livro

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi! :D
    Sinceramente, esse livro me chamou mais atenção do que "Maldição do Tigre", mas não é daqueles que entra pra minha lista como AI MEU DEUS, EU PRECISO DESSE LIVRO! ahahah
    Talvez mais pra frente :D

    Beijos
    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que campa LINDA!! é horrível quando o livro fica se arrastando... até porque nós não nos sentimos motivadas para ler... Mas pelo menos o ritmo fica bem melhor quando vai se aproximando o fim da obra né?!
    ótima resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ameii.... Já li a saga maldição d tigre e estou muito ansiosa para ler esse...
    beijocas ;*
    girlssweeet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de ler esse livro. Mas não sou muito fã desses livros que agente ler 300 páginas para gostar das últimas 100. Mas quero ler alguma coisa da Collen Houk ainda esse ano!


    Nem preciso dizer que adoro seu Blog né!!

    Bjus..




    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou apaixonada por essa serie e louca p ler o terceiro livro sabe mi dizer quando sera lançado

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por