[Resenha] Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han

11 janeiro 2016
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788580577266
Tradução: Yma Vick
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação: ♥♥♥
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Sabe aquele livro fofo e super gostoso de ler, que você mal vê as horas passando e quando se dá conta já terminou de ler o livro e ainda quer mais? Pois então, Para todos os garotos que já amei é exatamente este livro.  Que leitura deliciosa e relaxante! Apesar da história até mesmo simples e juvenil, a história de Jenny Han tem aquele quê de doçura e inocência, aquela coisa de nostalgia de quando a gente lê um livro que nos prende justamente pela sua simplicidade.


Aqui acompanhamos a história de Lara Jean, uma garota como qualquer outra, com sonhos e planos como qualquer outra. Ela e suas irmãs, Margot Kitty, vivem com o pai viúvo. Ainda sentem falta da mãe, mas vivem bem e em harmonia. Mas Margot está para ir embora do país para a faculdade, e o que será de Lara e Kitty sem ela, já que é ela que coloca ordem na família e as mantém unidas? O que será de Josh, o namorado de sua irmã, e melhor amigo das garotas? Esta parece ser uma questão até simples perto do que está para acontecer com Lara. 

Ela adora escrever cartas. Mas não são qualquer cartas. São cartas de amor que não deram certo. Cartas de despedida para todos os garotos que ela já amou. E nas cartas ela escreve tudo aquilo que ela sente, tanto as cosias boas quanto as ruins. Só assim ela consegue colocar um ponto final nos sentimentos e deixá-los para trás. São cinco cartas ao todo, repletas de verdades, sem mentiras ou falsidades. E ela guarda todas as cartas em sua caixa azul-petróleo que ganhou da mãe de presente. Um dia a caixa some, e desesperada Lara descobre que seu conteúdo também. Misteriosamente, os destinatários das cartas que ela escreveu começam a recebê-las e uma confusão enorme começa a acontecer na vida de Lara. A vida controlada de Lara vira de pernas para o ar e agora ela terá que lidar com tudo aquilo que ela não queria encarar de verdade.

Eu gosto de preservar coisas. Não coisas importantes como baleias, pessoas ou a natureza. Coisas bobas. Sinos de porcelana, do tipo que se compra em lojas de lembrancinhas. Cortadores para massa de biscoito que nunca vou usar, porque, afinal, quem precisa de um biscoito em formato de pé? Fitas para cabelo. Cartas de amor. De todas as coisas que guardo, acho que posso afirmar que as cartas de amor são meus bens mais preciosos. 

[...] Uma para cada garoto que amei - cinco ao todo. Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo o endereço e coloco dentro da caixa de chapéu azul- petróleo.  


De início achei que não ia gostar muito da leitura. Em algumas partes não entendia até que ponto a autora queria chegar, se ia para algum lugar ou tudo não passaria apenas de uma história clichê de adolescentes. Mas ela me surpreendeu positivamente. A leitura de Para todos os garotos que já amei flui de uma forma muito prazerosa. Eu adorei a narrativa da Jenny Han. Sua história é muito real, relatando o dia a dia de Lara, e como ela lida com a situação. É uma história tranquilha e saborosa como um suco em um dia quente de verão. É refrescante e dá aquele alívio, sabe? 

Eu adorei os personagens. Lara Jean tem uma personalidade única e vai amadurecendo conforme os destinatários vão recebendo as cartas e ela tem que lidar com a situação, assim como tem que lidar com a ausência de Margot e cuidar de sua irmãzinha e das coisas da casa. Kitty, a irmãzinha, é uma figura e dei muita risada com ela. Josh se mostra uma surpresa ao decorrer do livro, e Peter, um dos destinatários das cartas e Lara me surpreendeu e ganhou meu coração. Fofo! 

Ele some na noite, e eu continuo ali, com os dedos nos lábios. Peter Kavinsky acabou de me beijar. Ele me beijou, e eu gostei. Tenho quase certeza de que gostei. Tenho quase certeza de que gosto dele. 

Também gostei do modo como a autora aborda as relações de amor, amizade e família. Os sentimentos puros e verdadeiros que unem as pessoas. Assim como o modo como ela aborda a adolescência e juventude, os sonhos e anseios, o primeiro amor. E, também, gostei de como ela mostra como as pessoas podem ser diferentes e de como respeitar estas diferenças é fundamental para a boa convivência, sem preconceitos.


O livro se tornou um dos mais gostosos que já li do gênero e termina de uma forma que me agradou muito, apesar de ter continuação, e por isso não ter exatamente um desfecho. É uma ótima comédia romântica adolescente, mas que tanto jovens quanto adultos podem ler, pois é um livro muito amorzinho. Eu estou louca para ler P.S. Ainda Amo Você. Super recomendo a leitura deste livro leve e fofo! 



Comentários via Facebook

5 Comentários:

  1. Ounww, eu quero leeeerrr!!! amo livrinhos gostoso assim! vai pra listinha agora mesmo :D
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou doida para ler esse livro!
    Suas fotos são muito fofas!!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro e acho que vou gostar bastante. Gosto muito dessa coisa fofinha e de romances mais jovens e não vi ninguém falando mal até hoje. O segunda já está perto de sair e eu vou ver se consigo ler o primeiro o quanto antes. :')

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro!!! amei sua resenha, está muito bem escrita e me ajudou bastante a conhecer um pouco sobre a história.
    http://alemdissoedaquilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Li esse livro a umas semanas atrás e confesso que achei exatamente a mesma coisa! Uma leitura prazerosa, e me surpreendi com o rumo dos personagens. Recomendo também, e a continuação já está na minha meta de leitura. Parabéns pela resenha!

    http://booksimpressions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por