[Resenha] Alien, de Alan Dean Foster

14 fevereiro 2016
Postado por Livy

Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788576572664
Tradução: Henrique Guerra
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 328
Editora: Aleph
Classificação: ♥♥♥ 
Sinopse: A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade. 

Alan Dean Foster nasceu nos Estados Unidos em 1946. Tornou-se escritor de ficção científica e terror, tendo contribuído ao longo de sua carreira com a criação de mais de 20 livros, especializando-se principalmente em novelização de filmes de cinema das séries: Star Wars, Star Trek, Alien, Exterminador do Futuro, Transformers, entre outros. Ele é um escritor prolífico e de sucesso, aclamado pela crítica especializada, vencedor do Grande Prêmio Master de 2008. Todos os livros do autor são bem cotados internacionalmente.

Esta edição lançada pela Editora Aleph é uma verdadeira obra de arte pop com uma capa belíssima e apavorante, com uma arte gráfica feita para colecionadores do gênero e fãs da série cinematográfica. Vale a pena comprar e ler, pois o livro é ótimo.


Para quem não viu o filme Alien, esta é uma boa oportunidade para ler o livro. A narrativa de Alan Dean Foster é cativante e, à medida em que a trama avança, torna-se claustrofóbica.

“A superfície opaca do ovoide tornara-se translúcida… Aproximando-se, trouxe a luz mais para a base do objeto… Agora, um pesadelo em miniatura tornara-se visível dentro do ovoide. Jazia ordenadamente enrolado e dobrado sobre si mesmo… O ovoide explodiu... Ele ergueu um braço para afastá-la, tarde demais…” - Cap. V

Ler Alien é como ler um filme com detalhes e nuances que estão além do set de filmagem. Alan Dean Foster nos revela, no livro, momentos únicos que estão no filme mas só podem ser visto pela mente de um escritor: pensamentos e sentimentos íntimos das personagens; o medo implícito; a expectativa da morte iminente.

Assim como ocorre no filme, o forte do livro é o suspense e o clima asfixiante que se torna a ideia de se estar preso em uma nave, em pleno espaço, com uma criatura alienígena que não pode ser destruída facilmente. A criatura é uma espécie de guerreiro com uma estrutura de exoesqueleto que lhe reveste o corpo e lhe dá total proteção, além, é claro, de contar com uma inteligência intuitiva e assassina que sabe como caçar e espreitar suas presas. Para complicar a situação, a criatura tem ácido no lugar de sangue. Então vejam o que isso pode causar se os tripulantes da Nostromo a fizerem sangrar de verdade: o ácido pode corroer o casco da espaçonave.


Alien é um daqueles livros de terror que impactam pela poder de resgatar em nós os medos mais profundos e recônditos de nossa infância, quais sejam o medo do escuro e de criaturas sombrias ocultas nas sombras à noite. Adorei o livro. Recomendo!

“O Alien era o sinal frontal. Sozinha, Ripley esperava na saída do duto, observando e pensando na comporta aberta e pronta nas proximidades… Um som reconhecível lhe chegou aos ouvidos. Um grito. Ela reconheceu a voz.”  – Cap.XI



Comentários via Facebook

1 Comentários:

  1. Oi Livy, tudo bem?

    Eu peguei esse livro pra ler em breve e estou um tanto ansiosa por ele... Já que assisti aos filmes, inclusive aquele do Alien vs Predador que é mágico, hahaha.

    Abraços! | Saphy | Facebook

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por