[Resenha] Trama, de Michael Jensen e David Powers King

16 maio 2016
Postado por Livy


Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788580415278
Tradução: Ivanir Alves Calado
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Classificação: ♥♥♥ 
Sinopse: O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre. 


Michael Jensen trabalhou por dez anos na criação de Trama. Pode-se dizer que ele criou a alma do livro, aguardando que alguém lhe desse o corpo. E coube ao escritor David Powers King essa finalidade, encarnando Trama em forma literária. David é apaixonado por filmes e por histórias de zumbis, autor do livro The Undead Road com ótima aceitação de crítica; também é coautor do livro The Spirit of Christimas. Jensen, por sua vez, é um conceituado músico, cantor, compositor, dançarino.

Amei a capa de Trama, belíssima, resumindo perfeitamente a criatividade e originalidade de Michael Jensen. Pode-se dizer que ele é um artesão de qualidade que soube compor uma trama engenhosa que as mãos habilidosas de David Powers souberam tecer com sutileza e esmero. Trama é um daqueles livros empolgantes que nos cativa logo de início.


A narrativa de Trama é em terceira pessoa, onde acompanhamos o jovem Nels, que sonha em ser um nobre da corte, mais precisamente, um cavaleiro, e Tyra, uma jovem princesa no reino de Avërand. E ao redor desses dois personagens principais é que vai desenvolver toda a história mágica de Trama. É uma espécie de conto de fadas.

Michael e David criaram toda uma atmosfera de fantasia, com magia, mistério, e coisas do gênero, mas sem monstros e dragões, gnomos e trolls, e tudo aquilo que fez de O Senhor dos Anéis, por exemplo, o sucesso que é hoje. Mas, nem por isso, Trama deixa de ter o seu encanto e de nos encantar.

A história é simples, mas narrada com perfeição. Em pouco tempo estamos absorvidos pela ótima narrativa, pelas peripécias de Nels e Tyra, e a busca por uma solução para devolver Nels à sua condição natural. E a solução do caso "fantasmático" de Nels não é nada fácil. Tyra bem que tenta, da primeira vez, mas as coisas não são simples assim, ainda mais porque ela não está acostumada a lidar pessoas do povo.

À medida em que outros personagens vão se encorporando na trama, a situação de Nels vai se complicando e sua história pregressa elucida-se, para trazer mais dificuldades a sua existência atual como fantasma.


Trama é uma história infanto-juvenil, mas pode e deve ser lida por todos. É uma história muito divertida que nos inspira sentimentos bons e agradáveis, pois fala de lealdade, amizade, amor, pureza de sentimentos, fé, espiritualidade, bondade, esperança, destino e vida (coisas difíceis de se encontrar hoje em dia em qualquer lugar).

Pelo ótimo enredo, originalidade, personagens carismáticos, boa narrativa, leitura divertida e agradável, Trama é um daqueles livros que, se não é capaz de imprimir uma marca profunda em nós, certamente nos faz passar algumas horas agradáveis em sua leitura, o que, por si só, já é sinônimo de satisfação. Eu adorei o livro, gostei muito de Nels e Tyra, do Grande Tear, da Feiticeira da Montanha e Bosh. Recomendo muito esta leitura!


Comentários via Facebook

3 Comentários:

  1. ^^ Eu amei essa leitura e não me arrependi de ter pedido "de parceria" para a Arqueiro... Nem esperei chegar e já solicitei um exemplar dele para SORTEAR.

    Esses autores agora viraram meus ídolos! Não vejo a hora de ler mais obras deles.
    Bjs! Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu layout e as fotos do post também, muito lindas! Você é bem caprichosa. Sobre o livro, não sei se é muito meu estilo, mas é legal vermos coisas diferentes, né?
    Também escrevo sobre livros (e outras coisinhas). Dê uma passadinha, se desejar: http://1pedranocaminho.wordpress.com
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li Trama recentemente e gostei bastante! Só tive a sensação que poderia ter mais páginas, sabe? Eu queria mais :D
    O Nells é um personagem incrível! Assim como o Bosh ;) (mas eu não gostei da Tyra não, achei ela bem chatinha)
    Bjs, Juh!

    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-que-achei-de-trama.html

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por