[Resenha] Na Estrada Jellicoe, de Melina Marchetta

18 agosto 2016
Postado por Livy

ISBN: 9788555340017
Ano de Lançamento: 
2016
Número de Páginas: 296
Gênero: jovem adulto, drama
Editora: Seguinte
Classificação:  Favoritado!
♥ livro cedido pela editora
Sinopse: A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa. Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança. Hannah, a única adulta em quem Taylor confia e que poderia ajudar, desaparece repentinamente e a pista sobre seu paradeiro é um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoito anos atrás.
Na Estrada Jellicoe é o tipo de livro que engana com sua premissa inocente: temos uma história poderosa, cheia de reflexões e belas mensagens. E eu já tenho que começar esta resenha dizendo que amei esta leitura, que se tornou uma das favoritas do ano!

Neste livro vamos conhecer Taylor, uma jovem solitária, e sua estranha ligação com a estrada Jellicoe. Ela foi abandonada por sua mãe nesta estrada, e passou a viver em um alojamento do colégio, que tem a supervisão de Hanna. Elas não têm um convívio muito fácil: vivem se desentendendo e não são exatamente amigas, porém a presença de Hanna traz conforto à Taylor. Até que Hanna some misteriosamente, sem deixar vestígios ou sem sequer se despedir. E é em meio a sua investigação quanto ao paradeiro de Hanna, que Taylor ainda tem que lidar com a divisão territorial entre os jovens da Escola Jellico. Uma guerra que ninguém sabe como começou, mas que existe. E cabe a Taylor proteger os alunos da escola, e derrotar os Citadinos e os Cadetes.

Ser adolescente não é fácil. Quem passou ou está passando por essa fase sabe que é nesta época em que mais nos sentimos vulneráveis, cheios de incertezas e receios quanto ao futuro, quanto a nós mesmos e quanto aos que nos rodeiam. É nesta fase em que temos que tomar as decisões mais difíceis, que definirão boa parte de nosso caráter, e com as quais teremos que conviver para o resto de nossas vidas. É justamente nesta fase em que Taylor se encontra, além de ter que lidar com as guerras territoriais, um estranho desaparecimento; ela vai descobrir sobre seu passado, o passado de sua cidade, e sua estranha ligação com uma estrada que mudou sua vida para sempre.

A história é narrada sob dois pontos de vista: pela própria Taylor e por partes de um livro escrito por Hanna. Fiquei encantada pela ligação que elas possuem, e como a história de Hanna se liga com a vida de Taylor.

Apesar de confuso no início, o que há de mais bacana nesta história é ir "pegando" as pistas que vão nos sendo deixadas conforme vai sendo contada, e que vão montando o quebra-cabeça. A narrativa é maravilhosa, instigante e cheia de surpresas. Um dos pontos fortes do livro, que mais me emocionou, é o modo como os personagens amadurecem e as amizades que vão sendo construídas. Amei todas as belas mensagens que a autora trouxe em sua história, de perseverança, fé, amor, perdão, amizade, da importância do passado, de recomeços, de nunca desistir, de seguir em frente independente das dificuldades, de acreditar que tudo pode mudar - e para a melhor.

Terminei de ler o livro, sem brincadeira, agarrada a ele. Não tenho nem como descrever o quanto esta leitura foi maravilhosa. Amei! E amei ainda mais o quanto este livro me tocou e me fez refletir. Acho que esta é uma das coisas mais maravilhosas que um livro pode fazer: nos transformar enquanto o lemos. Na Estrada Jellicoe é o tipo de livro para mergulhar profundamente. Impossível não sair desta leitura com o coração transbordando de bons sentimentos. Recomendo muito!

Comentários via Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por