[Resenha] Três Coisas Sobre Você, de Julie Buxbaum

04 outubro 2016
Postado por Livy

ISBN: 9788580415483
Tradução: Ivanir Alves Calado
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Classificação: ♥♥♥
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
Três fatos sobre este livro:
1- Ele pode até ser clichê à primeira vista;
2- Mas é muito amorzinho;
3- Você tem que ler!

Três Coisas Sobre Você é um livro que me pegou desprevenida. Confesso que, antes de começar a lê-lo, não esperava muito. Achei que no máximo seria uma leitura gostosinha e despretensiosa. Claro, ela é, mas é muito mais que isso! Fiquei cativada pela escrita de Julie Buxbaum, logo no inicio do livro, e, ao final, ele se tornou um dos meus queridinhos! E digo mais, um dos melhores YA's que já li!

Em Três Coisas Sobre Você conhecemos Jessie Holmes, em uma narrativa deliciosa em primeira pessoa. Jessie perdeu sua mãe a pouco tempo, exatamente há setecentos e trinta e três dias, e sua vida virou de pernas para o ar! Seu pai conheceu Rachel e, apaixonado, decidiu se casar. Sendo obrigada a se mudar para Chicago, Jessie tem que deixar tudo o que conhecia e a fazia se sentir pelo menos confortável para trás: seus amigos, sua escola... suas lembranças na casa onde viveu e cresceu com a mãe; indo viver em uma suntuosa e estéril mansão, digna de uma revista de decoração, não para uma família viver. Se não bastasse isso, ela ainda ganha um irmão postiço, o Théo, filho de Rachel, que também não gosta nem um pouco de ter Jessie e seu pai por lá.

Além do caos familiar, com um "irmão" que faz de tudo para mostrar que não gosta da presença dos "intrusos" em seu lar, seu pai ausente, e uma madrasta que ela não faz questão nenhuma de gostar, Jessie ainda tem que se adaptar ao novo colégio. Um lugar onde filhos ricos de pais igualmente ricos, frequentam. Ela se sente como uma peixe fora da água em meio a tantos sorrisos brancos feitos em dentistas caríssimos, garotas que mais parecem modelos e roupas de grifes. Ela simplesmente não se encaixa num lugar como esse.

Porém, Jessie parece ter um amigo secreto disposto a ajudá-la. Em se primeiro dia de aula, ela recebe um e-mail anônimo assinado por Alguém Ninguém. AN deixa claro que não pretende revelar quem é, apenas ajudá-la, segundo mesmo diz: "o objetivo deste e-mail é oferecer meus conhecimentos. Desculpe ser o portador de más notícias: não é fácil se orientar nos territórios ermos do colégio Wood Valley [...] é uma droga de uma zona de guerra. Por isso me ofereço como o seu guia espiritual virtual."

Jessie até pensa que o e-mail é uma brincadeira, mas fica difícil ignorar os conselhos de AN, pois, aparentemente, é a única pessoa que se importa com ela de alguma forma. Além de que parece sempre ter razão. Ele realmente a ajuda a conhecer novos amigos, se adaptar... e se torna um confidente que Jessie nem esperava. A questão é: quem é AN?

Pode parecer uma história bobinha, sem graça... mas, gente, este livro é muito amor! Julie Buxbaum nos traz uma história narrada com tanto amor, com tanto sentimento, que traz aquele sentimento gostoso de coração aquecido. Daquele tipo de livro que ao término nos faz suspirar! Ela conseguiu construir uma história deliciosa, com ótima dosagem de romance e drama. Aliás, como adorei o romance deste livro, que se desenvolve de forma natural, nada forçada, e deliciosa.

Apesar de ter percebido logo no início quem era AN (desculpa aí, sou uma Sherlock Holmes nas horas vagas), adorei a forma como a autora desenvolveu este mistério durante todo o livro, trabalhando com as emoções de Jessie, e não focando apenas nisso. Há muito mais no livro do que apenas um drama adolescente. A autora tece uma trama que aborda diversos assuntos e reflexões, como a dor da perda de um ente querido (que ela tratou com uma sensibilidade que só quem já passou por esta dor vai entender), ausência paterna, bullying, etc. Em muitos momentos, inclusive, me vi emocionada, de verdade.

Três Coisas Sobre Você é um livro que fala sobre perdas, perdão e recomeços; mudanças e aceitação. O que cativa aqui é justamente a história simples e comum, pois quem de nós já não passou e/ou passa por perdas, transformações e recomeços? Todos nós em determinado momento temos que erguer a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima. É o que Jessie faz!

De forma despretensiosa, com uma narrativa leve, mas cheia de emoção, Três Coisas Sobre Você me conquistou ♥ 

Comentários via Facebook

2 Comentários:

  1. Eu Li esse livro, gostei bastante!! me deixou viciadinha nele!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Livy.
    Fiquei curioso para saber quem é AN assim que bati os olhos na capa, ainda mais quando li a resenha. kkkkk
    Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por