[Resenha] Sou fã! E agora?, de Frini Georgakopoulos

19 dezembro 2016
Postado por Livy

ISBN: 9788555340154
Ano de Lançamento: 
2016
Número de Páginas: 160
Editora: Seguinte
Classificação: ★★
♥ livro cedido pela editora
Sinopse: Com uma linguagem rápida e divertida, este livro é uma mistura de artigos breves e atividades interativas que te convidam a refletir e discutir o que todos nós, fãs, mais amamos: as histórias. Escrito por uma fã de carteirinha, “Sou fã! E agora?” faz um verdadeiro raio X da literatura jovem adulta, analisa os principais elementos das narrativas e a relação intensa que se desenvolve entre os fãs e as histórias. A autora ainda dá algumas dicas valiosas para você conseguir extravasar todo o seu amor, como criar seu próprio cosplay, escrever uma fanfic, organizar um evento, começar um blog ou canal e muito mais!
Já pensou encontrar em um livro todos os sentimentos que você, como fã, encontrou ao ler e assistir suas sagas e histórias preferidas? Um livro que traduza em palavras toda aquela emoção que não cabe dentro do peito e que você, muito provavelmente, nem tem com quem dividir? Sou fã! E agora?, de Frini Georgakopoulos, é justamente este livro.

Em poucas páginas Frini me conquistou, pois ela soube traduzir sentimentos que eu senti ao longo da vida. Durante a leitura, senti como se estivesse conversando com um grande amigo, alguém que entende exatamente como me sinto.

Em seu livro, Frini aborda diversos assuntos que envolvem os fãs da leitura. Ela explica de forma deliciosa o que é Young Adult New Adult, gêneros literários que estão em alta entre os lançamentos literários. Ela nos fala quais suas diferenças, e o que cada gêneros aborda. Fala sobre temas e angústia jovem; clichês; triângulos amorosos; o que é ser vilão; heroísmo; ritmo narrativo; elementos de estilo; coisas que ela odeia em um livro; trilha sonora; preconceito literário; fanfictions; cosplay; bloggers; pagação de mico por causa da leitura; etc.

Frini aborda tantos e tantos temas interessantes em seu livro, que nos faz perceber o quanto o mundo literário é maravilhoso! Não que não o percebamos sozinhos, claro! Mas ter alguém ali, do outro lado das páginas, dizendo tão claramente, declarando com todas as letras, que este mundo literário, é sim, fantástico e que não estamos sozinhos... Ah, isso não tem preço! Em Sou fã! E agora? ela não apenas faz e traz diversas reflexões sobre leitura, mas nos faz sentir abraçados. Nos faz sentir parte de uma família!

O mais legal é que, quando terminamos de ler um livro, enxergamos o mundo fora da página de outra maneira. 

Ela nos mostra o quanto os livros têm poder, o quanto os autores são parte importante de nossas vidas, e o quanto as histórias que eles criaram nos tocam, nos ensinam e nos transformam. Mais que exercer o hábito da leitura, quando viramos as páginas de um livro nos transportamos para mundos inimagináveis, onde podemos ser quem realmente somos. Sem qualquer vergonha ou preconceito. Sem limites e barreiras.

Sei que, enquanto durar o nosso tempo juntos, vai ser inesquecível, intenso, perfeito e só nosso. Até o fim.


Comentários via Facebook

[RESENHA] Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial

06 dezembro 2016
Postado por Livy

ISBN: 9788555340208
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 248
Gênero: contos
Editora: Seguinte
Classificação: ★★
♥ livro cedido pela editora
Sinopse: Quem disse que as mulheres nos contos de fadas são sempre donzelas indefesas, esperando para ser salvas pelo príncipe encantado? Esta coletânea reúne narrativas folclóricas do mundo inteiro — do Peru à África do Sul, da Escócia ao Japão — em que as mulheres são as heroínas das histórias e vencem os desafios com esforço, coragem e muita inteligência. Este livro é para todo mundo que não se identifica com as princesas típicas dos contos de fadas. É para garotas e garotos, para que todos possam aprender que as maiores virtudes de um herói não são exclusivas a um só gênero. Enriquecida com textos de apoio e ilustrações modernas, esta edição é uma fonte inestimável de heroínas multiculturais — e indispensável para qualquer estante.

Confesso que não sou sou grande apreciadora de livros de contos. Mas, se o assunto me interessa, sim, eu me rendo aos encantos desses livros. Foi o que aconteceu com Chapeuzinho Esfarrapado e Outros Contos Feministas do Folclore Mundial, livro organizado por Ethel Johnston Phelps, e publicado originalmente em 1978, que traz vinte e cinco contos folclóricos mundiais. Mas com um diferencial de tantos outros contos que você já leu e cresceu conhecendo: eles trazem protagonistas femininas fortes.

Você cresceu assistindo, ouvindo, lendo ou conhecendo os mais açucarados contos de fadas, fábulas cheias de magia e poder. Porém, pare um pouco para refletir a forma com que as mulheres são retratadas nestas histórias. Se sua resposta pendeu para o lado romântico, amiga, preciso te alertar: não! As mulheres têm sido retratadas ao longo da história de forma passiva, como mulheres frágeis, dóceis, submissas. E até burras e ignorantes, em alguns casos. Mulheres que precisam de um príncipe para fugir de uma situação ao qual elas mesmas não conseguem escapar, ou que precisam deste mesmo príncipe para ser feliz. Isso para ilustrar de forma bem suave a situação.

Nada contra os clássicos contos de fadas (principalmente os da Disney, cof cof). Porém o modo como a mulher é "pintada" na maioria destes contos é sim bem embaraçoso e, muitas vezes, vergonhoso. É com esta vontade de mostrar o valor de ser mulher, dona de si mesma, heroína de sua própria história, feliz por simplesmente ser, que Ethel resolveu reunir estes contos fabulosos que mostram a força feminina, e que nem ao menos imaginávamos existir. Aí sim, cara amiga, dá gosto de dizer que se é representada por um conto.

Comentários via Facebook

[Resenha] Uma Mensagem de Esperança, de Tom Michell

03 dezembro 2016
Postado por Livy

ISBN: 978-85-68696-31-6
Tradução: Marcia Frazão
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 256
Gênero: biografia / não ficção / memórias / animais
Selo: Bicicleta Amarela
Editora: Rocco
Classificação: ★★
♥ livro cedido pela editora
Sinopse: Ao resgatar um pinguim de um vazamento de óleo na costa uruguaia, o inglês Tom Michell não imaginou que ganharia um amigo para toda a vida. Recusando-se a ser devolvido ao mar e deixar seu salva-vidas, a desengonçada ave ganha o nome de Juan Salvador e passa a fazer parte do dia a dia de Tom, levando alegria e uma mensagem de esperança e amizade a todos que conviveram com ele. Esta é a história real e comovente da inusitada amizade entre um jovem professor de inglês vivendo na Argentina durante o regime militar nos anos 1970 e um pinguim. Um livro de memórias sobre saber

Antes de começar esta resenha, tenho que dizer que me encantei por esta capa e pela sinopse de Uma Mensagem de Esperança, livro de Tom Michell. Nele conhecemos a história verídica de um professor inglês que, ao passar um tempo no Uruguai, resgata um pinguim. Só por aqui já posso expressar o quanto este livro é um amorzinho!

Ao fazer uma viagem ao Uruguai, Tom presencia uma cena triste e horrível, vendo vários pinguins mortos em uma praia, por causa de uma mancha de óleo no mar. Ele acaba encontrando um pinguim que ainda está vivo, o resgata. Levando-o para casa, Tom decide cuidar do pinguim até que ele esteja bem o suficiente para voltar ao seu lar, o mar. E o batiza de Juan Salvador.

O simples plano de devolver o pinguim à natureza fica difícil quando Tom se vê completamente cativado pelo animal, que transforma sua vida de formas que ele jamais poderia imaginar. Juan também muda a vida de diversas pessoas ao seu redor, e se torna o centro das atenções: vira mascote de uma equipe de rúgbi, confidente, parceiro de festas, e até treinador de natação, e etc.

Em  Uma Mensagem de Esperança, temos uma história poderosa de amor e amizade, cheia de emoção e grandes lições; e mais uma vez aprendemos com os animais a enxergarmos a vida de forma diferente, muito mais simples e pura. Juan Salvador não só mudou a vida de Tom, como nos trouxe uma bela lição, para levarmos conosco para a vida toda, neste livro lindo!

Ele trouxe alegria e otimismo para muitas almas humanas em tempos de angústia e aflição e, desde então, tenho sido iluminado pelas lições ensinadas por Juan Salvador — um pinguim como nenhum outro.

Fica aqui minha mais sincera e humilde dica de leitura para vocês, daquelas especiais que me marcou muito! Recomendo fortemente!


Comentários via Facebook

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por