[Resenha] Os Sete, de André Vianco

15 janeiro 2017
Postado por Livy

ISBN: 9788576573388
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 432
Gênero: Terror/ Sobrenatural
Editora: Aleph
Classificação: ★★
♥ livro cedido pela editora
Sinopse: Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam. Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. 
Eis aqui um livro que me surpreendeu pela qualidade editorial e pela qualidade da escrita de André Vianco. A capa do livro é um primor e mostra bem cada um dos sete vampiros descritos pelo autor em sua história. Por aí já dá para se ter uma ideia do que vem pela frente. São trinta e cinco capítulos recheados de mistério, suspense, ação e terror; além de ótimos diálogos, personagens carismáticos, boa ambientação, construção impecável das personalidades principais e, o melhor de tudo, vampiros com poderes sobrenaturais.

E tudo começa com a exploração de uma caravela portuguesa do século XV, naufragado na costa brasileira. Ali os pesquisadores, liderados por Delvechio, vão encontrar sete corpos aparentemente intactos, aparentemente mumificados. Ele e sua equipe, composta por Tiago, César, Eliana, Diaz, entre outros, vão se deparar com outra descoberta fantástica quando, sob um frio intenso, abaixo de zero – que subitamente toma conta do galpão para onde o grupo leva os corpos recuperados do navio naufragado -, traz à vida um dos corpos; ou melhor dizendo, um dos vampiros: Inverno.

A partir daí, logo nos primeiros capítulos, a situação da equipe de Delvedchio, e de outros personagens que vão aparecer ao longo da história – entre estes, oficiais do exército brasileiro -, a situação fica desesperadora e, gradativamente, se torna cada vez mais crítica. Situação essa que se agrava com um súbito inverno abaixo de zero, com direito a nevasca e tudo mais, enquanto Inverno vai providenciando o despertar dos seus irmãos. Exceto um... O Sétimo. Esse foi o primeiro que ele resgatou e escondeu, pois, apesar de ser um igual, um vampiro, e o maior rival dos seis.

Inverno, Acordador, Tempestade, Gentil, Espelho, Lobo, Tobia, Sétimo. Esses são os nomes dos vampiros desta história. E pelo nome de cada um já dá pra ter uma ideia do que eles são capazes de fazer com seus poderes paranormais.

Dos personagens humanos, me simpatizei bastante com Tiago e Eliana, que são, a meu ver, os heróis da história. Dos vampiros, gostei de Sétimo e do Lobo. Também gostei da forma com se desenvolve a trama criada por André Vianco, de como se deu a origem dos vampiros e a forma como eles vieram parar no litoral brasileiro (para nossa infelicidade).

O desenrolar da trama é bem legal, com os vampiros de 500 anos redescobrindo a América e suas milagrosas invenções, fazendo a gente rir quando vemos Inverno descrever um helicóptero, ou de seu deslumbramento diante de um trem. A demonstração dos poderes dos vampiros também é legal, assim com a descrição das lutas (ou a tentativa de luta) empreendida pelos humanos para tentar impedir Inverno e seus irmãos.

A história de Os Sete continua em Sétimo, seguido da trilogia O Turno da Noite: Os Filhos de Sétimo, Revelações e O Livro de Jó. André Vianco já publicou outros  livos também, que versam sobre a temática vampiresca. E, mesmo este sendo o primeiro livro que leio do autor, já me tornei fã.

André Vianco é um escritor brasileiro, nascido em 1975, e um dos grandes expoentes da literatura brasileira do gênero terror. No prefácio desta edição da Editora Aleph ele conta como se deu o desenvolvimento do livro e de sua carreira. De minha parte, tiro o chapéu para ele, com admiração e respeito, e lhe dou as cinco estrelas com mérito e louvor, pois, sabendo o quanto é difícil publicar um livro no Brasil, ainda mais com essa qualidade de escrita que em nada fica a dever para escritores internacionais, a leitura se torna agradável, tanto quanto nos dá um certo prazer em saber que aqui há mais do que futebol, carnaval e palmeiras onde canta o sabiá.

Se você ainda não leu Os Sete, então leia! Leitura obrigatória para os amantes do terror e de vampiros. Amei! Recomendadíssimo!

Comentários via Facebook

5 Comentários:

  1. Esse livro! <3 Lembro que quando li ele todas as minhas fantasias com vampiros "bonitinhos" acabaram hahahaha
    Muito bom!
    Beijos

    http://lovelyplacee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Livy querida! Ganhei o livro do Vianco pela nerdaocubo, ainda não tive a oportunidade de ler, mas com certeza, para quem quer conhecer a mitologia do autor, deve começar por estas edições lindas que a Aleph lançou. Fico cada dia mais instigada.

    Beijos Joi Cardoso

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de terror e adorava assistir e ler a maioria dos livros que continham vampiros.. É uma pena que isso se perdeu com um tempo, confesso pra você que não sou muito fã de livros que tem essa linguagem mais formal e antiga sabe? Mas eu com certeza iria ler pela curiosidade que você me instigou auhusha

    criaturacrista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uau, você escreve muito bem, fiquei com vontade de ler este livro. Ótima resenha.
    https://juliabarrosoblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog, suas resenhas são bem esclarecedoras e divertidas. Se puder dar uma olhadinha no meu blog e me dar dicas, ficarei grata!!

    Sucesso com seu blog,
    Abraços,
    Lisa.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por