Dia 02 de Abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo

02 abril 2017
Postado por Livy


Dia 2 de Abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU, desde 2008, para conscientizar e chamar atenção ao Autismo. E a cor símbolo da causa é Azul. 💙

E hoje vim falar um pouquinho sobre o assunto com vocês. 

"O TEA - transtorno do Espectro do Autismo -  é uma condição para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. [···] O autismo é uma condição permanente. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender." (Fonte: Autismo e Realidade) 

"Sabem aquele amiguinho “mal educado e birrento”, aquela menina “esquisita e tímida” ou o bebê “preguiçoso e bonzinho” da amiga? Então, eles também podem ter os sintomas. Uma criança com Transtorno de Espectro Autista tem alterações no funcionamento neurológico que geram consequências para habilidades sociais, linguagem e comportamento, tais como: ausência de fala, agressividade, sensações corporais desconfortáveis. E isso não tem a ver com traços de personalidades. Apesar de todas as limitações de interação social que o TEA impõe, quanto mais e melhor incluída a criança estiver, melhores serão os ganhos para ela e para os colegas." (Fonte: Revista Crescer) 

É importante conscientizar, entender e compreender o que é o Autismo. E mais importante ainda: autismo não é uma doença que você irá pegar se chegar perto de alguém com a síndrome. Não os torna diferentes de nós, apenas especiais. E não especiais na forma de dizer "deficientes", mas sim pessoas que merecem atenção, cuidado e compreensão. Acima de tudo, que merecem uma chance de se encaixarem e viverem normalmente. 

Ok!? Vamos erradicar o preconceito de nossas vidas!? Somos todos iguais, somos todos irmãos.

  • Há vários livros que abordam o Autismo: "O Projeto Rosie", "Passarinha", "O Que me Faz Pular", "Memórias de Um Amigo Imaginário", "Em Algum Lugas nas Estrelas", entre outros.


Comentários via Facebook

3 Comentários:

  1. Amei o post. amo livros. Li o projeto Rosie e adorei. Passarinha tá na fila de leitura, comprei há uns meses, mas ainda não li.
    Terminei de ler Querido John, do Nicholas Sparks, e o pai do John tem asperger. Os outros que citou não conhecia ainda.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  2. Oi Livy
    Super importante as pessoas conhecerem, se informar
    Pra que o preconceito diminua, e quem sabe um dia n mais exista!
    Eu li O Projeto Rosie e morri de amores!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito legal abordar esse tema, leio tão pouco a respeito, então amei essas indicações de livros e já coloquei na lista.
    É sempre bom ficar por dentro e mudar certos pré-conceitos que temos por pura ignorância. Esse é o primeiro lugar que vi comentando a respeito do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, até então nem estava sabendo. Parabéns pelo belo trabalho!

    Beijão!
    http://www.tresdeabril.com.br/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por